O Que É a Vida?
Por: Victor Hugo Leite • 7/10/2022 • Dissertação • 422 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
A ciência possui uma diversidade imensa de áreas de atuação e cada uma delas possui questionamentos próprios, mas é possível observar que a maioria delas convergem para um ponto específico, a resolução de uma das problemáticas primogênitas universais: O que é a vida?
Respirar e pensar poderiam ser um dos critérios mais amplos para um leigo tentar definir essa questão, mas eles não conseguem acolher todas as formas de vida, e por isso, não podem ser utilizados. Para essa designação de conceito, é importante, portanto, a visualização mais geral sobre as áreas que estudam sobre esse tema.
No ponto de vista biológico, para algo ter vida ele deve ter como unidade fundamental que o constitui as células¹. E é a partir dessas estruturas microscópicas que os seres vivos seriam capazes de crescer, se desenvolver e reproduzir e por esse ponto, estruturas simples como bactérias e até mais complexas como os seres humanos são considerados vivos. No ponto de vista químico, a vida é feita através de moléculas orgânicas e moléculas de energia, o ATP. Essas duas moléculas seriam capazes de atuarem em conjunto e isso daria a força vital para um indivíduo². Mas mesmo essas duas áreas tendo opções diferentes para o que seria a vida, é impossível negar que uma precisa da outra, uma vez que as células são formadas por compostos orgânicos.
É interessante pensar, também, que a maioria das formas de vida existentes na terra precisam de uma boa harmonia com o seu ambiente e dependem dos outros seres que o cercam. Por esse motivo, observa-se que a vida depende do coletivo.
Indo para o ponto de vista filosófico, um dos filósofos que mais esteve ligado a esse assunto era Aristóteles. Para ele vida seria algo que estaria intimamente ligado com a alma. Em seu livro ´Da Alma`, ele relata que a alma daria vida ao corpo e à própria existência. Os desejos, a razão e os sentimentos seriam tudo o que constituiria o ser vivo juntamente com o corpo.
Tendo tudo isso em vista, pode-se observar que a resposta dessa pergunta não é simples. É necessário uma visão ampla de muitos aspectos para a formulação de uma resposta. É possível, entretanto, definir que bases para a definição desse conceito no que tange ao ser humano se encontram no que seria físico e inteligível ao mesmo tempo.
- ALBERTS, B.; BRAY, D.; JOHNSON, A. et al. Biologia Molecular da Célula. 6ª Edição
- LEHNINGER, T. M., NELSON, D. L. & COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 6ª Edição, 2014. Ed. Artmed.
...