O Retículo Endoplasmático Granuloso
Por: Júlia Bedôr • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 494 Palavras (2 Páginas) • 485 Visualizações
Retículo Endoplasmático Granuloso (REG)
Dentro do citoplasma das células eucarióticas está o retículo endoplasmático granuloso, uma extensa rede de sacos membranosos achatados ou tubulos denominados cisternas.
Origem: Muito provavelmente surgiu a partir da invaginação da membrana plasmática e está presente em todas as células eucariontes.
Descoberta: Albert Claude, citologista belga, realizou por volta de 1945 uma série de estudos pioneiros de componentes celulares. Ele fez uso do microscópio eletrônico recém-desenvolvido, o que lhe permitiu captar imagens com uma riqueza de detalhes não disponível anteriormente. Assim, descobriu o rertículo endoplasmático granuloso no interior do citoplasma.
Constituição: Suas paredes são constituídas por dupla camada lipídica, com grande quantidade de proteínas. O espaço interno dos túbulos e das vesículas é cheio de matriz endoplasmática, que contém um meio aquoso no qual se encontram as metérias primas que servirão para elaborar proteínas (aminoácidos), lipídios (ácidos nucleicos) e glicoproteínas. A superfície exterior do REG é salpicada de ribossomos, local onde ocorre a síntese protéica.
Função: É o local onde ocorre a tradução do RNAm e a modificação pós traducional das proteínas que serão secretadas pela célula ou direcionada a Membrana Plasmática ou a organelas membranosas. O REG é uma fábrica para a síntese de proteínas secretórias e moléculas das membranas.
Curiosidades: Embora geralmente apresentado como elemento estático, o retículo endoplasmático está de fato em fluxo constante, com vesículas continuamente brotando de uma estrutura, movendo-se através da célula e fundindo-se com estruturas membranosas em outros lugares.
Nas células especializadas na secreção de proteínas para o espaço extracelular o retículo endoplasmático é particularmente proeminente. Em alguns tecidos (musculo esquelético, por exemplo), o retículo endoplasmático é especializado no armazenamento e na rápida liberação de íons cálcio.
Patologias relacionadas: Agentes tóxicos (p. ex.,CCl) lesam o retículo endoplasmático granular e reduzem a síntese de proteínas, levando à esteatose por afetar a síntese de lipoproteínas. A lesão hepatocitária decorre de peroxidação dos lipídeos das membranas celulares, que afeta precocemente o retículo endoplasmático (interrompendo a síntese protéica) e as mitocôndrias (levando à cessação da síntese de ATP). Esteatose e degeneração hidrópica são devidas a agressão por peroxidaçâo discreta e reversível.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE MEDICINA
UNIDADE CURRICULAR 1
Docente: Bianca Galera Borsatto
Discentes: Bruna S. Mees
Isabelle C. F. G. de Pontes
Júlia B. J. B. de P. Cavalcante
Larissa Paulino
Ludmylla P. Leão
CUIABÁ
2016
Referências bibliográficas:
ALBERT Claude – Facts. Nobel Media. 2014. Disponível em:
KOEPPEN, M. N.; STANTON, B. A. Berne & Levy - Fisiologia. Tradução da 6ªed. Rio de Janeiro Elsevier, 2009
...