O Sistema Cardiovascular
Por: Priscilasborges • 27/5/2016 • Dissertação • 417 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
Sistema Cardiovascular
O Sistema Cardiovascular (ou sistema circulatório) é responsável pela irrigação de sangue aos tecidos, fornecendo assim os nutrientes e o oxigênio por todo corpo.
Esse sistema é composto por: coração tetracavitário (dois átrios e dois ventrículos), vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares), sangue (plasma e elementos figurados) e é classificada como uma circulação completa, por não haver mistura do sangue arterial e venoso.
O coração como visto no laboratório é um órgão oco com paredes musculosas, tem o tamanho aproximado de uma mão fechada. É visível a diferença entre o ventrículo esquerdo e o direito, pela espessura do miocárdio, que no ventrículo esquerdo, onde o sangue é bombeado para todo o corpo, sofrendo mais pressão, acaba sendo bem maior do que no direito. É possível ver também a diferença entre os átrios (recebem o sangue do corpo e dos pulmões, e bombeia para os ventrículos) e ventrículos, onde os átrios são menores e ficam na parte superior do coração.
O sangue é composto por plasma (água e sais minerais), hemácias (transporte dos gases respiratórios), leucócitos (defesa do organismo) e plaquetas (coagulação sanguínea).
Sistema de condução elétrica, a contração atrioventricular seqüenciada, que promove o fluxo sanguíneo e otimiza o debito cardíaco, ocorre devido a bomba de sódio e potássio. Essa bomba consiste na diferença entre a concentrações externas e interna desses íons na célula, permitindo a polarização da membrana, ela é responsável pelo transporte ativo e continuo de íons, sódio e potássio, diretamente ligada aos processos de contração muscular e condução dos impulsos elétricos para as células miocárdicas.
Nervoso simpático e parassimpático, a estimulação simpática aumenta a freqüência cardíaca do coração, funcionando como se fosse uma reserva, aumentando a contração cardíaca sempre que necessária. Já a via parassimpática diminui a freqüência cardíaca, geralmente nos períodos de repouso, permitindo que o coração repouse no mesmo tempo em que o corpo.
Vasos sanguíneos, devido a pressão que o sangue exerce sobre as artérias, elas apresentam paredes espessas, elas levam o sangue o coração para o corpo. Já as veias, que levam o sangue do corpo para o coração, apresentam paredes mais finas devido ao menor quantidade de sangue que passa por elas, e os capilares, que são responsáveis pelas trocas gasosas á nível dos alvéolos pulmonares, apresentam paredes mais finas do que as das veias, e fazem a ligação entre veias e artéria.
Movimentos cardíacos (sístole e diástole), na sístole ocorre a contração ventricular (esvaziamento dos ventrículos). Na diástole ocorre o relaxamento dos ventrículos, permitindo que recebam sangue dos átrios.
...