Oleo de lorenzo
Por: ceciliasdidier • 9/11/2015 • Seminário • 409 Palavras (2 Páginas) • 919 Visualizações
O óleo de Lorenzo
Parte I :
Neurônio normal Neurônio de Lorenzo
O risco apresentado para os filhos das portadoras do gene da ALD é que eles podem desenvolver a doença ou podem se tornar portadores como as mães (apenas mulheres podem ser portadoras).
Hemofilia e daltonismo.
Parte II :
Augusto Odone faz uma analogia entre uma pia de cozinha com duas torneiras e o organismo de seu filho. A pia seria o organismo de Lorenzo, por uma das torneiras “entrariam” os ácidos graxos provenientes da biossíntese e o ralo da pia representaria a enzima ,que degrada essas gorduras, a qual está ausente na pessoa com ADL. As analogias podem ser úteis por trazer um problema desconhecido para uma situação cotidiana, o que facilita o raciocínio.
Lorenzo foi submetido a uma dieta em que foi cortado todo tipo de gordura que levaria a formação de cadeias longas de ácidos graxos, como C24 e C26. A dieta que os médicos sugeriram só fez Lorenzo piorar, pois seus índices de ácidos graxos só aumentaram. Os pais descobriram o erro da dieta: quando o organismo não recebe ácidos graxos da alimentação, ele produz sozinho, através da biossíntese.
O Óleo de Lorenzo é a mistura de dois ácidos graxos insaturados — o ácido oleico e o ácido erúcico. Essa mistura evita o acúmulo dos ácidos saturados nas células e tenta restabelecer a transmissão dos estímulos nervosos. Com o uso do óleo, Lorenzo não voltou ao estado normal, mas barrou a doença.
Parte III :
A dificuldade no diagnóstico da doença de Lorenzo foi porque a ADL não era uma doença muito conhecida, e muito menos estuda.
...