Operações com conjuntos: União, Interseção e Diferença
Por: Marcelo Flores • 24/5/2018 • Resenha • 7.534 Palavras (31 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1]
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECILIA MARIA DE MELO BARCELOS
Laynara Roberta Batista Maciel
CIÊNCIA CONTÁBEIS
Matemática
BRUMADINHO
2018
[pic 2]
Laynara Roberta Batista Maciel
Matemática
Relatório concluído em de maio de 2018 por Laynara Roberta Batista Maciel,
Aprovado em _____ de _____________de 2018.
___________________________________________________
Prof.
________________________________________________
Laynara Roberta Batista Maciel
.
“Quando percebemos que nós e o planeta somos, na verdade, um só, uma realidade, uma só consciência, teremos chegado ao ponto de descobrir que a nossa transformação não foi apenas uma atitude, mas uma mutação”
(PONTO de Mutação, 1990)
Resumo
Este trabalho apresentado como relatório final para conclusão da disciplina da Instituição EDUCACIONAL CECILIA MARIA DE MELO BARCELOS, sendo apresentado o tema matemática.
Para o desenvolvimento desse trabalho, foram utilizados além de pesquisas em livros, relatórios lidos na internet.
Palavras-chave: Ciências contábeis, matemática
Unidades de ensino
1. Teoria dos conjuntos 9
1.1. Relação de pertinência e de inclusão 10
1.2. Operações com conjuntos: União, Interseção e Diferença 10
1.3. Problemas que envolvem operações com conjuntos 10
2. CONJUNTOS NUMÉRICOS 13
2.1 Números reais 14
2.2.Revisão dos conjuntos numéricos N,Z,Q, e R 15
3.Revisão das operações com números reais 16
3.1. Resolução de situações problemas envolvendo as operações fundamentais 16
3.2.Propriedades da potenciação e da radiação 17
3.3.Reta real: noção de intervalo e operações com intervalos 19
4. Calculo Algébrico 20
4.1Cálculo de porcentagem 21
4.2Operações com expressões algébricas 22
5. Produtos notáveis e fatoração 24
6. FUNÇÕES DO 1° E 2° GRAUS 25
6.1. Conceito Matemático 25
6.2. Gráfico de uma função de 1° e 2°grau 26
7.Resolução de inequações e sistemas de inequações 27
8.Aplicações: Demanda e oferta de mercado ,Ponto de equilibrio, receita total, curso total, lucro total e ponto de nivelamento 29
8.1 Matrizes 29
8.2 Matrizes especiais 29
8.3 Operações com matrizes 30
8.4. Matriz transposta 31
12. Conclusão 39
13. Bibliografia 40
1.0 Introdução
Manutenção significa todo o conjunto de ações necessárias para conservar, por quanto tempo e tanto quanto possível, as condições originais de um objeto ou recurso, mesmo levando em conta seu desgaste natural ou previsto. Dentro de uma fábrica, existem inúmeras demandas por profissionais e serviços dessa área, incluindo conhecimentos de mecânica, elétrica, solda e manutenção preventiva.
A leitura dos problemas permite que o técnico de manutenção industrial entenda a forma como uma determinada máquina funciona. A segurança é outro aspecto importante da manutenção, já que as falhas decorrentes podem ocasionar acidentes e lesões. Por isso, quem trabalha com esse setor da indústria precisa ter cuidado redobrado para manter a sua própria segurança, bem como as dos trabalhadores que utilizam as máquinas.
Os lubrificantes são substancias que colocadas entre duas superfícies, formam uma película protetora que tem a finalidade de reduzir atrito e desgastes das partes em questão, refrigerar conjuntos mecanizados contínuos ou intermitente, limpar e manter limpo os componentes de uma montagem mecânica, proteger contra a corrosão, evitar entrada de impurezas, serem eficaz na transmissão de força e movimento reduzindo a fadiga de componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos.
1.Teoria dos conjuntos
O infinito sempre assombrou os matemáticos e filósofos, estando relacionada aos maiores paradoxos e crises nos fundamentos da matemática, como ´e o caso dos famosos paradoxos de Zeno, de El´eia, que se baseiam em interpreta¸coes tortuosas do conceito de infinitude para “provar” a n˜à existência de movimento. No desenvolvimento da teoria dos conjuntos, o conceito de infinito desempenha um papel fundamental, sendo responsável por uma das maiores crises filosóficas na história da matemática. Como efeito dessa “crise”, tivemos pressupostos matemáticos e filosóficos sendo destruídos, novos questionamentos surgindo, divergências na própria concepção de verdade matemática, novas propostas de formalização da disciplina. Enfim, como aconteceu com as grandezas incomensuráveis e a história do quinto postulado de Euclides (esses dois também estão diretamente relacionados ao conceito de infinitude) os paradoxos da teoria dos conjuntos contribuíram enormemente para o enriquecimento do pensamento matemático.
...