TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos Contraceptivos

Por:   •  13/12/2017  •  Seminário  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8






Centro de Ciências Biológicas e da Saúde[pic 1]

Departamento de Biologia

Campus I – Campina Grande

Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

Componente Curricular: Embriologia Geral

Professor (a): CAMILA DANIELLE ARAGÃO ALMEIDA

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

ALUNOS:
MAYLLA MARIA CORREIA LEITE SILVA
EDUARDO MARCELINO SILVA COSTA
JULIO CÉSAR AURELIANO SANTOS
RAYSSA RAIELY BARBOSA DA SILVA
KAREN EVELLYN ARAÚJO ALBUQUERQUE

Campina Grande
Data 29/09/2014


Introdução

     O conhecimento dos métodos contraceptivos é extremamente importante, desde seu modo de utilização ate os mecanismos de ação, as vantagens e desvantagens e a eficácia dos mesmos.
    Cada caso para uso deles deve ser analisado individualmente, cada pessoa possui características diferentes e o uso deve ser feito de acordo com essas necessidades. De que forma devem ser analisados os métodos que podem ser reversíveis ou irreversíveis.

Métodos Contraceptivos

    Os métodos contraceptivos são utilização para impedir a fertilização, e são fundamentais para o planejamento familiar como para a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.
                                                Existem vários métodos:

- Métodos comportamentais

    São de baixa eficácia e não protege contra DST. Como a tabelinha que consiste no cálculo do provável dia da ovulação e na abstinência sexual por sete dias, nessa época. Esse método porém, só deve ser utilizado por mulheres que tenham os ciclos menstruais regulares e que ovulem sempre no 14º dia do ciclo. Para sua aplicação, devem ser observados os ciclos por pelo menos seis meses, antes do início. O modo de usar é bastante simples. Observa-se a data provável da próxima menstruação e subtrai dela o número 14, o resultado é o dia provável da ovulação, agora basta contar 4 dias antes e 4 dias depois. Durante esse tempo, o casal não deve ter relações sexuais. Quem tem ciclo irregular não deve utilizar, e um beneficio é que não ocorre efeitos colaterais.

Temperatura basal
    A mulher avaliará sua temperatura todos os dias e anotará em um gráfico, o que ajudará na determinação do padrão de elevação da temperatura. Para isso, todos os dias, ao acordar, antes mesmo de se levantar e antes de escovar os dentes, a mulher mede a temperatura com termômetro colocado debaixo da língua ou na região vaginal, anotando o valor em um gráfico. Após a determinação do padrão de aumento da temperatura, que
aumenta de 0,3 a 0,8ºC, devem-se evitar as relações sexuais.

 Coito interrompido
     Consiste na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação, dessa forma tenta evitar que os espermatozoides entre no corpo da mulher. Possui baixa efetividade, pois as secreções do pênis na fase de excitação podem conter espermatozoides vivos. Além disso, pode ser difícil conter a ejaculação. Mesmo quando há o controle, é possível que alguns espermatozoides estejam na uretra devido à liberação do fluido pré-ejaculação (também conhecido como lubrificação) e com isso, a possibilidade de haver fecundação também existe. Além da insegurança e a falta de autocontrole do homem, a inseguridade do método pode gerar desgaste psicológico tanto para o homem quanto para a mulher. A relação sexual tende a se tornar insatisfatória. Pode gerar no homem ejaculação precoce ou disfunção erétil.

Muco cervical
    Observação da secreção vaginal, ela fica mais elástica na época da ovulação, assim o casal deve fazer abstinência desde o período em que existe pouco muco até três dias depois da data de maior elasticidade. Além de ser usado para evitar a gravidez é usado para engravidar, permitindo  um maior conhecimento do corpo feminino. Assim como a tabelinha quem tem ciclo irregular não deve utilizar, também não tem efeitos colaterais.

Sinto Térmico
    Este método une os outros métodos comportamentais já descritos (tabelinha, temperatura basal e muco cervical) e na observação de sinais e sintomas que indicam o período fértil da mulher.

Alguns destes sinais e sintomas são:

- Mamas inchadas ou doloridas
- Enxaqueca
- Dor ou sensação de distensão abdominal
- Náuseas
- Mudanças no humor e no desejo sexual
- Aumento de peso e apetite
- Acne

    O casal deve evitar fazer sexo desprotegido em todos os períodos férteis determinados pelos outros métodos e quando surgir os sinais e sintomas que indicam este período.

- Métodos de barreira

Preservativo
  Feito de látex ou poliuretano, também é eficiente na proteção contra DST’s. Há dois tipos de Preservativos o masculina e feminina. A camisinha masculina é um envoltório geralmente de látex que recobre o pênis, retendo o esperma durante o ato sexual.  Já a camisinha feminina é um tubo de poliuretano com uma extremidade fechada e a outra aberta, acoplado a dois anéis flexíveis. É um dos métodos contraceptivos mais eficientes, pois apresenta uma taxa de 90-95% de eficácia . É acessível a todas as pessoas e não há contraindicação.

Diafragma
  Trata-se de  um anel flexível envolvido por uma borracha fina, que impede a entrada dos espermatozoides no útero. Para haver o funcionamento correto do diafragma, a mulher deve colocá-lo dentro da vagina cerca de 15 a 30 minutos antes da relação e retira-lo 12 horas após o ato sexual. Esse método contraceptivo apresenta uma chance
 de falha de 10%. Por se tratar de um procedimento de barreira e não hormonal, não possui efeitos colaterais e ainda apresenta uma grande vantagem: a redução do risco de câncer de colo do útero. Recomenda-se o uso conjunto com o espermicida para proporcionar uma maior eficácia. Para começar a utilizar o diafragma como método contraceptivo, a mulher deve visitar o médico ginecologista para saber o tamanho que melhor se adapta a vagina. O diafragma não é descartável, podendo ser utilizado por até 3 anos. Caso a mulher engravide ou ganhe peso, o diafragma deverá ser trocado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com