Os Problemas Fundamentais
Por: Cida Pinheiro • 27/8/2018 • Trabalho acadêmico • 737 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
RESPOSTAS
1) A filosofia consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência e ao conhecimento. A sociologia é o estudo da sociedade, evidenciando relações culturais e compreensivas acerca da formação do homem a partir dos grupos, ou seja, a sociologia estuda o comportamento humano.
O senso comum é a união dos saberes do cotidiano. É subjetivo, varia de pessoa para pessoa e de grupo para grupo . Está relacionado com o modo de pensar das pessoas, por exemplo; cortar o cabelo na lua crescente. No senso comum, várias pessoas utilizam a mesma prática sem nem pensar se aquilo de fato traz algum resultado.
Mito têm caráter simbólico ou explicativo, são relacionados com alguma data ou uma religião, procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas. É por meio do mito que as sociedades manifestam seus preconceitos, medos, desacordos e preocupações.
A ciência estuda o comportamento humano e a formação dos grupos sociais. Ela representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípio de pesquisas e comprovações.
2) - Lois Althusser e Karl Marx são divergentes no que diz respeito à escola como instância de transformação social. Althusser é identificado como teórico critico- reprodutivista, porque enxerga a escola como um mecanismo de reprodução social. Não defende a escola como instância de transformação social. Enquanto Marx, considera a educação e escola igualmente com um papel reprodutor da realidade, e as compreende e defende como uma instância de transformação social.
3- Essencialismo: Tem a concepção de homem como possuidor de uma essência imutável; o homem é algo, e não se transforma. É voltada para as questões espirituais, subjetivas e abstratas
Existencialismo: Tem a concepção de homem como um produto de influências de seu tempo e sociedade. Ninguém é bom ou mal, tudo é construído pela história, sociedade e escolhas pessoais.
Entre as correntes essencialistas, temos:
• o Idealismo de Platão, que é uma corrente filosófica voltada para o estudo sobre o abstrato e imaterial.
• Teologia de Santo Agostinho, que retoma as ideias de Platão, contudo voltado para o pensamento religioso
• O solipsismo de George Berkeley (concepção mais radical do idealismo), onde afirma que só a nossa experimentação de mundo e da própria realidade está baseada em nossas experiências sensoriais vivenciadas.
• O naturalismo de Jean Jacques Rousseau, a qual afirma que o homem nasce bom, mas é corrompido pelo meio.
Entre as correntes existencialistas, temos:
• O materialismo de Karl Marx, mas também de Demócrito, Epicuro, Hipócrates, entre outros. Essa é uma corrente filosófica que se volta para as discussões acerca de questões físicas e/ou materiais.
• O positivismo de Auguste Comte- acredita nos fatos positivos.
• O individualismo defendido por
...