PRÁTICAS DE GESTÃO, COMUNICAÇÕES E SISTEMA DE INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS
Por: Uequerlan Hilario • 10/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.831 Palavras (12 Páginas) • 370 Visualizações
UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR-PIM I
CURSO TECNOLÓGO EM GESTÃO AMBIENTAL
UEQUERLAN RIBEIRO HILÁRIO
PRÁTICAS DE GESTÃO, COMUNICAÇÕES E SISTEMA DE INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS.
BAGÉ/RS
2017
UEQUERLAN RIBEIRO HILÁRIO
PRÁTICAS DE GESTÃO, COMUNICAÇÕES E SISTEMA DE INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS.
[pic 1]
BAGÉ/RS
2017
RESUMO
O presente trabalho tem como linha de pesquisa as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Serão apresentados embasamentos teóricos de autores a respeito dos temas estudados e relacioná-los as práticas realizadas na rede de supermercados. Os objetivos do trabalho foram descrever as práticas administrativas da empresa, seu sistema de comunicação e as técnicas de informática que são utilizadas pela mesma. Numa organização a comunicação é uma ferramenta fundamental para a obtenção de sucesso nos negócios Para execução desta pesquisa os dados foram tratados de maneira qualitativa aplicando uma entrevista que será utilizada para analisar e interpretar os pontos sugeridos, de caráter exploratório e descritivo, utilizando um estudo de caso para fundamentar os temas abordados. A análise dos dados foi realizada mediante textos explicativos. A partir dessa pesquisa percebeu-se que as práticas adotadas na empresa são favoráveis.
Palavras-Chave: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial, Técnicas de Informática.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇAO 5
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 7
2.1 Histórico da empresa 7
2.2 Administração da empresa 7
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 10
3.1 O Sistema de comunicação da empresa 11
4.TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 13
5. CONCLUSÃO 14
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
- INTRODUÇAO
As empresas ao longo do tempo vêm investindo em inovação em gestão prinicipamente nas áreas de comunicação e tecnologia da informação. Os processos de comunicação sempre estiveram presentes na evolução das estratégias empresariais e na própria evolução das organizações. Por uma questão de adaptação à realidade em que vivemos e principalmente por questão de agilidade e eficiência, já que as escolhas de gestão empresarial tornaram-se base da sobrevivência das empresas.
Este trabalho de pesquisa, PIM I (Projeto Integrado Multidisciplinar) buscou abranger as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática que serviram como base para desenvolvê-lo em uma empresa na cidade de Bagé/RS.
A escolha foi por uma empresa de grande porte, um dos principais grupos empresariais do Rio Grande do Sul. Está presente em 8 municípios: Bagé, Dom Pedrito, Candiota, Caçapava do Sul, Canguçu, Pelotas, Alegrete e Santa Maria, totalizando 21 lojas. A empresa tem gestão familiar e atua nos segmentos de supermercados, padaria e vitivinicultura. Inicialmente com o ramo de padaria, em seguida investiu no ramos de supermercados expandindo seus negócios com uma rede postos de combustíveis e distribuidora de bebidas. Possuindo uma marca reconhecida, forte e clientes fiéis. Suas práticas de Gestão demonstram uma empresa muito bem estruturada que valoriza sua equipe.
Desta forma, a empresa emprega um método de Gestão centrada em objetivos e metas, método clássico. Sua comunicação empresarial se dá através do Endomarketing e Marketing externo. Pode-se definir endomarketing como o conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.
A presente pesquisa caracteriza-se com sendo de caráter descritivo exploratório, através de um estudo de caso. O método do Estudo de Caso é considerado um tipo de análise qualitativa (GOODE, 1969).
De acordo com Cervo e Bervian (2002), o estudo exploratório, designado por alguns autores como pesquisa quase cientifica ou não cientifica é, normalmente, o passo inicial no processo da pesquisa pela experiência é um auxilio que trás a formulação de hipóteses significativas para posteriores pesquisas. A pesquisa exploratória é muito utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa subsequente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão. A pesquisa exploratória, que pode ser realizada através de diversas técnicas, geralmente com uma pequena amostra, permite ao pesquisador definir o seu problema de pesquisa e formular a sua hipótese com mais precisão
Para Oliveira (2002), o estudo descritivo possibilita o desenvolvimento de um nível de análise em que se permite identificar as diferentes formas dos fenômenos, sua ordenação e classificação. A abordagem qualitativa dentre vários objetivos é utilizada para: analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos experimentados por grupos sociais, apresentar contribuições no processo de mudança, a criação ou formação de opiniões de determinado grupo e permite, em maior grau de profundidade, a interpretação das particularidades dos comportamentos ou atitudes dos indivíduos. (OLIVEIRA, 1999, P.117).
O estudo de caso conta com muitas das técnicas utilizadas pelas pesquisas. Para este estudo foi escolhida a entrevista para obtenção de dados.
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
A concepção de uma empresa, seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos.
"Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos" (Stoner & Freeman, 1999).
...