Pratica citogenetica em biologia
Por: Jailson Aguiar • 8/1/2017 • Relatório de pesquisa • 968 Palavras (4 Páginas) • 935 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CCBS- CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
CURSO CIÊNCIAS BIOLOGICAS
DISCIPLINA: GENÉTICA I
DISCENTE: JAILSON AGUIAR SANTOS
MATRÍCULA: 2014049820
Aula prática
Citogenética
São luís – MA
2017
- INTRODUÇÃO
Células procariontes cultivadas em condições ideais sintetizam DNA sem interrupção, isto é, a célula passa de uma divisão para outra, havendo apenas o intervalo de necessário ao seu crescimento. Já nos eucariontes, há todo um ciclo mitótico a ser respeitado, envolvendo síntese de proteínas cromossômicas (histonas e não-histonas), formação do fuso, condensação e descondensação de cromossomos, separação de cromossomos etc. os processos básicos da duplicação do DNA são, no entanto, os mesmo para os pro e para os eucariontes (Thompson & Thompson).
Na duplicação do cromossomo dos eucariontes, a molécula gigante de DNA duplica-se pela formação de diversos replicons distribuídos ao longo do cromossomo. No local de cada replicon, tanto antes como depois da forquilha de duplicação, a cromatina permanece organizada em nucleossomos o que sugere que os nucleossomos não sejam desmontados para permitir a duplicação do DNA ou, caso sejam, que eles se reorganizam logo em seguida á duplicação (Celso Piedemonte).
Considerando que nos eucariontes só existe uma molécula de DNA por cromossomo e que a duplicação dessa molécula e semiconservativa, pode-se esperar que a duplicação do cromossomo também seja semiconservativa, ou seja, que cada cromossomo mitótico duplicado seja formado por uma cromátide irmã seja recém-sintetizada.
Em consequência da compactação da cromatina, os cromossomos ficam bem nítidos durante a divisão celular, de modo que nesse momento, particularmente na metáfase mitótica, pode-se estudar o cariótipo da célula, isto é, as características dos cromossomos quanto a tamanho forma, número etc.
Tamanho
O tamanho dos cromossomos humano varia de 2 a 8 µm.
Forma
Para definir a forma dos cromossomos leva-se em conta a posição do centrômero, também denominado cinetócoro ou constrição primária. Quando o centrômero divide o cromossomo em dois braços aproxidamente iguais, isto é, quando o centrômero é mediano, o cromossomo e denominado metacêntrico. Quando o centrômero está deslocado de tal modo que um dos braços é maior do que o outro, ele é submediano e o cromossomo é denominado submetacêntrico; e quando um dos braços é reduzidíssimo, a ponto de não se distinguirem dois braços, mas apenas um bastão, o cromossomo é denominado acrocêntrico.
Número
O número de cromossomos e fixo para cada espécie; o número diploide (2n) é típico de células somáticas, enquanto que o número haplóide (n) é típico de gametas.
Citogenética clinica é o estudo dos cromossomos, sua estrutura e sua herança, aplicado a prática da genética medica (Thompson & Thompson).
- OBJETIVO
- Visualizar os cromossomos;
- Visualizar características quanto a tamanho, forma e número.
- Análise de cariótipo, determinado se tem uma configuração normal ou alterada e indicar o sexo do indivíduo.
A aula ocorreu no laboratório de genética no dia 16 de dezembro de 2016
- METODOLOGIA
- MATERIAIS
- Microscópio óptico
- Óleo de imersão
- Lâminas preparadas
- Papel chamex
- Lápis ou grafite
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente coletou-se o sangue do paciente, coloca-se o sangue coletado em um meio chamado PBMax. O PBMax faz com que as células se proliferem, depois as células são levadas para a estufa com temperatura constante de 37 ºc, aonde devem permanecer por 72 h até atingirem a fase de metáfase, depois as células são levadas a centrífuga de forma que separe hemácias, plasma e todos os outros componentes do sangue, até ficar apenas os linfócitos e o núcleo exposto com os cromossomos, ao sedimento adiciona-se uma solução hipotônica que penetra nos linfócitos, inchando-os e possibilitando uma maior dispersão dos cromossomos.
...