Produção leite materno
Por: elaineacota • 9/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 365 Palavras (2 Páginas) • 601 Visualizações
MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS: UMA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DO PIBID/QUÍMICA PUC GOIÁS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Heloísa Cristine Dangoni Potenciano e Adélia Maria Lima da Silva
Objetivo (300 caracteres com espaços)
Apresentar os resultados das atividades do PIBID/Química, com a temática “Fitoterápicos”, aplicada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta temática permite estudar os fundamentos de Química Orgânica, nomenclatura e funções orgânicas dos principais princípios ativos de chás caseiros do cotidiano.
Metodologia (750 caracteres com espaços)
A pesquisa foi aplicada no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), setor Universitário, Goiânia/GO na turma do quarto semestre (4o I), com a participação de 20 alunos, no período de agosto a novembro de 2014. As etapas da pesquisa envolveram: i) delimitação da temática por meio de levantamento bibliográfico; ii) avaliação das práticas pedagógicas na escola-campo; iii) apresentação dos objetivos do PIBID e da temática; iv) intervenções didáticas (importância dos medicamentos fitoterápicos e alotrópicos; nomenclatura e funções orgânicas; construção de moléculas orgânicas usando materiais alternativos); v) avaliação do processo ensino-aprendizagem (aplicação de questionários pré e pós conceituais).
Resultados (750 caracteres com espaços)
A temática foi adequada na EJA, pois permitiu estudar os fundamentos básicos de Química Orgânica, nomenclatura e funções orgânicas encontrados nos princípios ativos de chás caseiros. Nas primeiras intervenções, os estudantes não mostraram interesse e não perceberam a relevância do tema. A maioria não sabia quais substâncias estavam presentes nos chás, mas conhecia de forma empírica o uso. Com este resultado, as estruturas químicas dos princípios ativos foram apresentadas na forma de modelos. A participação dos estudantes foi crescente, possibilitando `a bolsita identificar os aspectos da aprendizagem, mediante a incorporação ou não da linguagem química, assim como das dificuldades de compreensão e interpretação das formulas químicas.
Conclusão (500 caracteres com espaços)
A temática abordou os princípios ativos dos chás e discutiu os problemas da automedicação. Os estudantes perceberam a importância da química e a participação foi crescente. O contexto próximo da realidade, as atividades didáticas menos convencionais e a possibilidade deles exporem suas ideias, argumentarem e interagirem foram os principais motivos da aceitabilidade da proposta. A construção de modelos permitiu conhecer as fórmulas moleculares, além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: 1) PIBID/Química; 2) Fitoterápicos; 3) modalidade EJA
...