Programa de Abate Humanitário
Por: MKozan • 11/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.051 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Os animais são seres conscientes, como já provado em evidências científicas, eles são capazes de sofrer ou expressar satisfação e felicidade, assim esses animais não devem ser levados ao sofrimento desnecessário. O exagero de agressividade no manejo pré-abate provoca o estresse dos animais, comprometendo o seu bem-estar, acarretando dor e sofrimento ao animal, sendo evidenciado através dos hematomas, das contusões e das fraturas.
O abate humanitário tem como objetivo eliminar ou minimizar a dor e o sofrimento dos animais de produção no momento de seu abate, e nas etapas que o antecedem, sendo definido como o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até o manejo no frigorífico.
2 - OBJETIVO |
2.1 – Garantir que os animais sejam manejados e abatidos dentro das normas de bem-estar animal.
3 - DEFINIÇÕES |
Abate Humanitário: É conjunto de diretrizes técnicas e científica que assegurem o bem-estar dos animais desde a recepção até a sangria propriamente dita.
Animais de Açougue: São os mamíferos (bovídeos, eqüídeos, suínos, ovinos caprinos e coelhos) e aves domésticas, bem como animais silvestres criados em cativeiro, sacrificados em estabelecimentos sob inspeção veterinária.
Recepção e encaminhamento para o abate: É o recebimento e toda a movimentação dos animais que antecedem o abate.
Manejo: É o conjunto de operações de movimentação que deve ser realizada com o mínimo de excitação e desconforto, proibindo-se qualquer ato ou uso de instrumentos agressivos a integridade física dos animais ou provoque reações de aflição.
Contenção: É a aplicação de um determinado meio físico a um animal, ou de qualquer processo destinado a limitar os seus movimentos, para uma insensibilização eficaz.
Atordoamento ou Insensibilização: É o processo aplicado ao animal, para proporcionar rapidamente um estado de insensibilidade, mantendo as funções vitais até a sangria.
Sensibilidade: É o termo usado para expressar as reações indicativas da capacidade de responder a estímulos externos.
Abate: É a morte de um animal por sangria.
4 – DESCRIÇÃO
No Abate Humanitário as condições humanitárias devem prevalecer em todos os momentos precedentes ao abate. Os animais não devem ser tratados com crueldade e estressados desnecessariamente, a sangria deve ser a mais rápida e completa possível, as contusões da carcaça devem ser mínimas e, finalmente, o método de abate deve ser higiênico, econômico e seguro para os operadores.
Uma das etapas que causam mais estresse no período pré-abate é o transporte. Quando os animais são Expostos a novo grupo social, ambiente diferente e contato com pessoas estranhas, o estresse psicológico aumenta, assim como estresse físico motivado pelo desgaste durante o embarque, tempo de transporte e desembarque.
A interação inadequada do homem com os animais pode aumentar o estresse psicológico e físico, afetando o bem-estar dos animais durante o embarque e desembarque no frigorífico. Suas conseqüências são animais cansados, machucados e com temperatura elevada. Deste modo, há necessidade de orientar pessoas envolvidas como: pecuaristas, motoristas assim como veterinários responsáveis pela inspeção do abate, que estão envolvidos diretamente na forma de organizar o manejo e melhorar o bem-estar dos animais.
No transporte dos animais os mesmos não devem sofrer desnecessariamente e deverão ser alimentados para o transporte, animais que se machucaram ou adoeceram durante a jornada é necessário que se realize o abate mais breve possível. Os animais não podem ser transportados por mais que 12 horas sem que lhes seja oferecido água e alimento. Fêmeas prenhes que podem parir no período correspondente ao transporte ou que tenham parido a menos de 48 horas, bem como os animais recém-nascidos cujo umbigo não esteja ainda completamente cicatrizado não estão aptos para serem transportados.
...