Projeto Educação Ambiental Minhocário
Por: Isaac Vieira • 4/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.107 Palavras (9 Páginas) • 258 Visualizações
Universidade Paulista - UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
MINHOCÁRIO
Carolina Woetyla RA C98523-6 Heloísa Soares RA N889FC-8 Isaac Vieira RA C98FCI-1 Jennifer Beatriz Joaquim RA C832EJ-9 Joelma Luiza RA C842CI-2 Ricardo Tostes RA T66412-8 Roberta Kotani RA C910DD-4
Projeto desenvolvido como condição para aprovação da disciplina de Educação Ambiental, sob a orientação da Profª. Dra. Marina Vianna.
.
Ribeirão Preto
2016
SUMÁRIO
1. Introdução teórica.................................................................................................................03
2. Objetivos...............................................................................................................................05
3. Metodologia..........................................................................................................................07
4. Parceiros do Projeto de Educação Ambiental.............................................................09
5.Recursos Utlizados........................................................................................................10
6.Cronograma ..................................................................................................................11
7.Referências Bibliográficas............................................................................................12
- Introdução
Com a Revolução Industrial, o número de resíduos sólidos gerados nas áreas urbanas aumentou consideravelmente, pois as fábricas passaram a gerar objetos de consumo em larga escala. Esse crescimento ocorre de forma contínua e exagerada, principalmente devido aos moldes de consumo adotados pela sociedade contemporânea.
Esse lixo nem sempre é descartado de forma correta. Quando indevidamente administrado e descartado o lixo pode provocar mau cheiro, fornecer a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), poluir, pelo chorume, o solo e o lençol d´água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima dos resíduos sólidos em ruas, lotes baldios e lixões. Além de causar entupimento de redes de drenagem urbana, enchentes e depreciação imobiliária.
No Brasil são produzidas diariamente, segundo o Manual de Gerenciamento Integrado (IPT/CEMPRE, 1995), cerca de 240 mil toneladas de lixo, dos quais 90 mil são de origem domiciliar. Em média, o lixo doméstico no Brasil, segundo Jardim e Wells (1995) é composto por: 65% de matéria orgânica; 25% de papel; 4% de metal; 3% de vidro e 3% de plástico.
Uma forma de reduzir o lixo orgânico é através da Compostagem, que é a produção do composto (adubo) orgânico formado por matéria orgânica umidificada, obtida a partir da transformação, decomposição biológica, de restos orgânicos (sobras de culturas, frutas, verduras, dejetos de animais, etc.) pela ação microbiana do solo.
Para contribuir com a redução do lixo orgânico produzido na cidade, procuramos produz e desenvolve um Minhocário Doméstico que visam facilitar o acesso, o uso e o manejo adequado de minhocários urbanos, que podem ser aplicados em residências, escolas, empresas, ambientes de trabalho, áreas comuns de prédios e espaços públicos.
O Minhocário é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos onde minhocas e microrganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados.
E vamos também abordar a Laborterapia que é o tratamento de enfermidades nervosas e mentais através do trabalho. O contato do individuo com o sol, terra, chuva, plantas e animais proporcionam uma interação sadia com a natureza. Serviços de horticultura, jardinagem , ordenha , capina, bosque e outros, fazem com que o interno tenha constante e comedida atividade física e, através disso, a eliminação das toxinas da droga de seu organismo. Já que os recursos humanos que iremos utilizar virão de alguns dos residentes de uma comunidade terapêutica, onde será fabricado pelos próprios internos e aplicado na mesma instituição.
- Objetivos:
O mercado de minhocultura encontra-se em plena expansão. Alguns fatores como, custo de implantação, fácil manejo e mercado crescente têm levado muitas pessoas a investirem neste ramo, que vem sendo explorado em diferentes áreas:
- - Produção de Húmus (adubo orgânico):
Tendo como consumidores potenciais as firmas de paisagismo, pequenos agricultores, floriculturas, floricultores, fruticultores, horticultores, viveiros de mudas, prefeituras, supermercados, clubes de futebol, etc.
- - Produção de minhocas (matrizes, iscas, alimento)
É absolutamente imprescindível, também, que se tenha o máximo de cuidado na escolha das matrizes para a iniciação do cultivo de minhocas.
...