REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Por: murilloweuder • 24/1/2020 • Trabalho acadêmico • 1.739 Palavras (7 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
2° SEMESTRE/2018
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCENCIA (PE: ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
MURILLO WEUDER DOSANTOS SILVA
RA: 1851483
POLO BRASÍLIA ASA SUL – UNIP PP
2018
Sumário
1. REFLEXOES REFERENTES AOS 13 TEXTOS. 3
1.1. Educação? Educações: aprender com o índio. 3
1.2. O Fax no Nirso. 3
1.3. A História da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) 3
1.4. Uma pescaria Inesquecível. 3
1.5. A Folha Amassada. 4
1.6. A Lição dos Gansos. 4
1.7. Assembleia na Carpintaria. 4
1.8. Colheres de Cabo Comprido. 5
1.9. Faça Parte dos 5%. 5
1.10. O Homem e o Mundo. 5
1.11. Professores Reflexivos. 6
1.12. Um Sonho Impossível. 6
1.13. Pipocas da Vida. 6
- REFLEXOES REFERENTES AOS 13 TEXTOS.
- Educação? Educações: aprender com o índio.
A Educação alcança todos, mesmo que você tenha sua própria forma de educação, sempre existe algo em outra educação que pode se adequar a sua.
No Texto os índios demostram que para o que eles vivem e fazem no seu dia a dia a educação do homem branco não era necessária, mas sim aprender a vivencia no campo, como caçar, plantar e viver na natureza.
O texto mostra que existe várias formas de educação e que cada povo tem a sua educação voltada a sua cultura, mostra que a educação também é uma identidade de uma nação.
- O Fax no Nirso.
O Texto mostra de forma clara o regionalismo do vendedor, além de mostrar que ele escreve da mesma forma que fala, descartando regras gramaticais, e erros ortográficos intrigantes, mas em nenhum momento isso desfavorece sua competência como vendedor, chegando ao ponto de o próprio presidente da empresa chamar a atenção dos outros funcionários.
O Texto em nenhum momento descarta a necessidade de aprender, mas mostra que a inteligência e a competência também são tipos de educação que independente de onde venha são importantes acima do que a gramatica diz.
- A História da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
A Educação durante muito tempo era tratada como verdade absoluta, ditávamos regras irrevogáveis sobre temas e obrigávamos os alunos a seguirem, ate que um dia descobrimos que a educação serve para gerar formadores de opiniões.
Toda opinião é valida, a educação vem para mostrar o a ética e o bom senso sobre a opinião de cada pessoa, levando em consideração o que é certo ou errado. Temos que lembrar que é a educação que controle novas verdades e abre possibilidade para o desenvolvimento empírico é cientifico.
Toda a descoberta surgiu de uma opinião que foi questionada, logo não podemos negar a ninguém expor suas ideias, mesmo que seja minoria.
- Uma pescaria Inesquecível.
Ética é agir corretamente quando ninguém esta observando.
O ponto principal do texto é mostrar um ponto chave dentro da educação em casa, e porque isso não esta no nosso currículo escolar? Porque confronta diretamente com o nosso ensinamento fora da escola, a forma com que nossos pais e o meio age influencia diretamente a ética. Nem sempre aquilo que é ético é aceito em nossa sociedade, as pessoas gostam de tirar proveito da situação.
Educação também é ética e precisa ser ensinada e cobrada em nossas escolas.
- A Folha Amassada.
O Que devo ensinar?
O texto mostra que o que eu ensino hoje influencia não somente em mim, mas em quem eu ensinei. A educação é uma flecha lançada e não volta, algo ensinado pode influenciar a vida de outra pessoa para sempre.
Na Educação devemos sempre lembrar que estamos formando caráter.
É incoerência ensinar que o cigarro mata e fumar na frente dos alunos, mas incoerência ainda é achar que isso não influencia na vida deles, logo vão pensar: Se o professor ensina, mas não faz, eu também não vou fazer.
A educação também envolve comportamento e atitudes.
- A Lição dos Gansos.
A Educação é uma via de mãos duplas, eu ensino e enquanto ensino também aprendo, não somos melhores que os que estão nos ouvindo, mundo do contrário estão sempre caminhando para um mesmo objetivo que é o conhecimento,
O professor sempre deve saber o momento certo de dar oportunidade para o aluno liderar com sua opinião e ao mesmo encorajar aos demais a apoiar. Não devemos ser os donos da verdade absoluta, mas devemos agir como os gansos encorajando aos alunos a buscar novas verdades.
...