Desenvolver Um Texto Sobre Os Livros Contábeis E O SPED - Sistema Público De Escrituração Digital, Referente às Respostas E Perguntas Das Questões Solicitadas No Passo 3 Em No mínimo Cinco E No máximo Dez Laudas E Entregar Para O Professor.
Monografias: Desenvolver Um Texto Sobre Os Livros Contábeis E O SPED - Sistema Público De Escrituração Digital, Referente às Respostas E Perguntas Das Questões Solicitadas No Passo 3 Em No mínimo Cinco E No máximo Dez Laudas E Entregar Para O Professor.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cibs • 17/3/2015 • 350 Palavras (2 Páginas) • 1.003 Visualizações
Desenvolver um texto sobre os Livros Contábeis e o SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, referente às respostas e perguntas das questões solicitadas no passo 3 em no mínimo cinco e no máximo dez laudas e entregar para o professor.
A Contabilidade originou-se da necessidade do homem por registros comerciais, sendo dos fenícios as primeiras cidades comerciais, porém essa prática não era exclusiva desses, mas também das principais cidades da antiguidade.
O Frei Luca Paccioli é considerado o pai da contabilidade, ele foi o criador da obra "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Embora não tenha sido o criador do método das partidas dobradas (para um débito sempre haverá um crédito), que já era utilizado na Itália, mais especificamente na região da Toscana desde o século XIV.
No Brasil, devido ao aumento dos gastos públicos e também pelas rendas adquiridas nos estados, incrementados com a vinda da Família Real Portuguesa, exigia um melhor suporte fiscal. Para isso, foi criado o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.
No cenário atual do país, a contabilidade não se restringe ao âmbito fiscal, visto que, seu mercado é complexo e de extrema importância já que é através dela que os gestores se utilizam na tomada de decisões. Para isso, os mesmos se valem de livros específicos da área contábil e contam com o auxilio dos contadores para efetuar a interpretação dos demonstrativos contábeis.
Segundo a nossa legislação, os livros contábeis obrigatórios são: Livro Diário, exigido pela legislação comercial e o Livro Razão, obrigatório para entidades cuja tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real.
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade, devem ser feitos registros permanentes da empresa. Há outros que são facultativos, pois por não serem exigidos por lei,
...