RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA
Por: Danyllo Daniel • 24/7/2017 • Relatório de pesquisa • 2.849 Palavras (12 Páginas) • 295 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS GARANHUNS
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – 2017.1
Profªs Orientadoras: Vera Lúcia Chalegre de Freitas e Margarida Padilha
Professor(a) Supervisor(a): Zelinha (Maria José)
Escola Campo de Estágio - ECE: Escola de referência em Ensino Médio Deolinda Amaral EREMDA
Acadêmicos(as): João da Silva
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA
TÍTULO: ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Observações, Registros e Reflexões das Vivências.
TEMÁTICA: RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA E TRANSVERSALIDADE CURRICULAR
1. Com base nas descobertas no processo da PESQUISA, bem como na consulta ao Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola, especificamente quanto ao item Caracterização da Escola, apresentar suas Observações, Reflexões e Registros/Evidências (Fotos e vídeos), de forma introdutória e generalizada, sobre:
- A Estrutura Física
1 sala de coordenação pedagógica
1 sala de gestão
1 sala da secretaria
1 sala dos professores
1 biblioteca
1 laboratório de informática
1 laboratório de física
1 laboratório de Química e biologia
1 auditório /cantina
3 Banheiros (1 masculino, 1 feminino e 1 para professores)
1 cozinha e 1 copa
9 salas de aula
1 quadra
- Os Ambientes Pedagógicos
1 sala de coordenação
1.3 Os Equipamentos/Recursos Tecnológicos
Câmeras 1
computadores20
data shows9
caixas de som9
- A Demanda Atendida (Nº de estudantes matriculados, faixas etárias)
401 DE 13 A 17 anos
1.4 A Relação Escola-Comunidade
Com a presença de um funcionário responsável a Maria Luiza Pimentel, onde seu dever é a promoção do fluxo de comunicação entre escola, comunidade e família. Na escola a boa relação é evidente, uma vez que em eventos pedagógicos e comemorativos ocorridos no âmbito da escola, são agraciados com a presenças dos responsáveis dos alunos, sem falar das periódicas reuniões de pais e mestres onde são vivenciadas algumas dinâmicas que viabilizam uma maior socialização.
Além de projetos de extensão escolar que visam o enriquecimento do conhecimento presente em projetos desenvolvidos pelos próprios alunos, em feiras de ciências, cultura, contribuindo para transversalidade curricular.
2. Profissionais da Educação que constituem o quadro/equipes de servidores da escola
- Relacionar as Equipes e principais atribuições correspondentes
O campo de estágio, Escola de Referência em Ensino Médio Deolinda Amaral, apresenta em sua constituição, um conjunto de equipes formadas por 28 funcionários, aparentemente bem estruturadas e fieis às realizações de suas respectivas atribuições, a saber:
Equipe da cantina: Corresponde a um total de funcionários de uma empresa terceirizada que fica responsável pelo preparo das 3 refeições realizadas no decorrer do dia, onde são servidos alimentos inspecionados, visando um controle da qualidade alimentar oferecida a todo corpo escolar.
Equipe diretoria: Essa equipe se subdivide me duas, de coordenação e de gestão, formada por um quantitativo de 6 funcionários, responsáveis pelas funções administrativo-pedagógicas da escola, inclusive com a participação de dois analistas educacionais os quais avaliam o processo de ensino/aprendizagem dentro do ambiente estudantil, propondo novas abordagens e buscando recursos para que este ambiente seja sempre o mais favorável possível e que haja o mínimo de problemas dentro do espaço.
Equipe limpeza: Cerca de 2 pessoas formam essa equipe que em linhas gerais não deixa muito a desejar exceto pelo fato de alguns ambientes pedagógicos como o laboratório de química e biologia não receberem a limpeza e cuidado adequado.
Equipe laboratórios: Apesar da existência de um coordenador tecnológico, ficando este responsável unicamente pelo de informática, como dito, o laboratório de ciências naturais (física, química e biologia) não detém de funcionários especializados para instruir e conduzir de maneira eficaz o uso dos equipamentos e materiais nas aulas práticas.
Equipe biblioteca: Quanto a ao ambiente bibliotecário, é composto por um profissional responsável onde dispõe de monitores os quais correspondem a alunos da própria escola, um fato importante de se salientar é que nos 1º anos a bibliotecaria sempre faz uma palestra para mostrar a estrutura e recursos disponíveis no ambiente bibliotecário. Através de questionamentos ela seleciona para monitoria, os alunos que dispõem do gosto pela leitura, onde convoca reuniões periódicas visando o controle das tarefas atribuídas a cada monitor, tudo isso contribui para que os monitores adquiram ainda mais o gosto pela leitura e disseminem-no.
Equipe apoio escolar: Essa corresponde a 3 profissionais responsáveis pelo assessoramento pedagógico em sala.
- Descrever impressões sobre essas descobertas/aprendizagens
Em linhas gerais é notório o interesse pela conservação da organização no âmbito estudantil da Escola de Referência em Ensino Médio Deolinda Amaral, onde se ver um esforço particular de cada componente, para a realização das tarefas com a melhor qualidade de resultados possíveis. Apesar da inexistência de alguns funcionários ou até mesmo da qualificação necessária aos que já existem, pode-se considerar que a escola tem um significativo potencial pedagógico e estrutural para o desenvolvimento sadio, físico e intelectual dos estudantes.
...