RELATÓRIO DE CONTROLE QUÍMICO DA QUALIDADE
Por: marinaacpjao • 14/12/2021 • Trabalho acadêmico • 925 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE CONTROLE QUÍMICO DA QUALIDADE
Recife, 17 de outubro de 2011
[pic 2]
ANÁLISE DE ÁGUA SANITÁRIA
Análise de Hipoclorito de Sódio
[pic 3]
[pic 4]
Sumário
1. Objetivo 3
2. Introdução 3
3. Parte experimental .................................................................................................................4
3.1. Materiais e Vidraria 4
3.2. Reagentes 5
3.3. Procedimento Experimental 5
4. Resultados e discussão 5
5. Conclusão 6
6. Referência bibliográficas 7
- Objetivo
O objetivo é a determinação do teor de cloro ativo na amostra de água sanitária, baseado na reatividade do cloro frente ao iodo e os seus sais.
- Introdução
A água sanitária é resultante da mistura de água com hipoclorito de sódio. O produto é destinado à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral de superfícies e tecidos, eliminando germes e bactérias, evitando o aparecimento de doenças causadas pela falta de limpeza nos ambientes, como casas e hospitais.
Esse produto só pode ser comercializado com registro na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que, periodicamente, realiza fiscalizações com o objetivo de verificar se as empresas estão obedecendo às regras de fabricação e os rigorosos controles de qualidade. Portanto, os produtos clandestinos não têm permissão do Ministério da Saúde para serem comercializados, pois não passam por qualquer avaliação da sua eficiência para aquilo a que se destinam ou de que são seguros ao serem usados, ou seja, o consumidor não tem qualquer garantia sobre a confiabilidade do que está comprando. Entretanto, o consumidor pode exercer seu papel não adquirindo esses produtos que, apesar de mais baratos, podem oferecer riscos a sua segurança.
A análise realizada justifica-se pelo fato de ser um produto de consumo intensivo e extensivo pela população, ou seja, é muito consumido por muitas pessoas independente do nível social que ocupam. Além disso, seu uso, de forma diversa à indicada no rótulo ou com características diferentes das avaliadas pela legislação específica, pode oferecer risco à saúde e segurança do consumidor.
3. Parte experimental
3.1. Materiais e Vidraria
Béquer de 100 mL
Balão volumétrico de 100 mL
Bureta de 50 mL
Erlenmeyer de 250 mL
Pipetas volumétricas de 5 e 10 mL
Pipeta graduada de 1 mL
3.2. Reagentes
Solução de KI 15%
Solução de indicadora de amido
Solução de H2SO42 N
Solução de Na2S2O4 0,05 N
Amostra de água sanitária Brilux
3.3. Procedimento Experimental
Inicialmente 5 mL da amostra de água sanitária e foi adicionada a um balão volumétrico de 100 mL. Completou-se o volume do balão com água destilada e homogeneizou-se a solução. Da solução obtida retirou-se de 10 mL e transferiu-se para um erlenmeyer onde foram adicionados 1 mL de solução de iodeto de potássio (KI) a 15% e 1 mL de solução de ácido sulfúrico (H2SO4) 2,0 N. Procedeu -se a titulação da solução com tiossulfato de sódio (Na2S2O4) 0,05 N até obter a cor amarelo claro, depois adicionou-se ao erlenmeyer 0,3 mL de solução de amido como indicador obtendo uma coloração esverdeada. Prosseguiu-se com a titulação até a mudança da cor para incolor e anotou-se o volume gasto para se calcular a porcentagem de cloro ativo.
...