RIQUEZA DE FORMIGAS EM PALMEIRAS NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS
Por: Taiduartee • 13/2/2019 • Projeto de pesquisa • 1.875 Palavras (8 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-UFOPA CENTRO DE FORMAÇAO INTERDISCIPLINAR - CFI INTERAÇÃO NA BASE REAL- IBR 1
RIQUEZA DE FORMIGAS EM PALMEIRAS NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS
SANTARÉM – PARÁ
FEVEREIRO / 2019
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-UFOPA CENTRO DE FORMAÇAO INTERDISCIPLINAR - CFI INTERAÇÃO NA BASE REAL- IBR 1
BARBARA EDUADA ALBARADO DE ARAUJO
CANDRIA TAINA DE SENA DUARTE
LEILLA CRISTINA FIGUEIREDO DE SOUSA
LUCAS FONSECA DE SOUSA
MILENA DIAS DORABIATO
RIQUEZA DE FORMIGAS EM PALMEIRAS NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS
Projeto de pesquisa apresentado no Módulo SINT/IBRI, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrarias, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, como requisito parcial para aprovação no módulo Integração na Base Real – IBR, sob a orientação da professora Iracenir
SANTARÉM – PARÁ
FEVEREIRO / 2019
RIQUEZA DE FORMIGAS EM PALMEIRAS NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS
- introdução e relevância
As formigas são invertebrados que integram o grupo de insetos mais numeroso que existem da ordem Hymenoptera e são conhecidas pela alta complexidade da sociedade em que a maior parte delas vivem. Se caracterizam como organismo eussociais pela sua grande capacidade de organização social, pois, formam colônias cujos membros possuem peculiaridades, como diversidade morfológica, divisão em castas reprodutivas, estabelecimento de cooperação no cuidado com a prole e sobreposição de gerações maduras. Estes insetos são considerados dominantes na maioria dos ecossistemas e amplamente distribuídos geograficamente, estando ausentes somente em pólos e ambientes aquáticos. (HÖLLDOBLER e WILSON, 1990; VILELA et al., 2008; FERNÁNDEZ, 2003. apud RIBEIRO, 2011).
Elas possuem diversas interações com diferentes organismos, tornando - às fundamentais para a manutenção de processos funcionais do ecossistema (Guénard, 2013), tanto na dispersão de sementes e controle de populações de outros artrópodes (Wagner, 1997). Nesse contexto elas podem ser consideradas boas indicadoras do estado de preservação do habitat, uma vez que a riqueza de espécies locais de formigas correlaciona-se de maneira significativa com diversas características ambientais, tais como temperatura, tamanho e disponibilidade de recursos (Kaspari et al., 2004).
Formigas na maioria são carnívoras, mas algumas se alimentam de frutos em decomposição, de excreções e secreções vegetais, de pólen e néctar, alem de fungos (Carrol &Janzen, 1973). Podem também manter relações mutualísticas com insetos sugadores de seiva de plantas, neste sentido elas ganham alimento, e oferecem principalmente proteção à eles contra predadores e parasitas (Buckley, 1987ª, 1987b; Cushman & Addicott, 1991; Del-Claro & Oliveira, 2000; Way, 1963), mantendo assim seu habitat em condições arborícolas.
Em razão do importante conhecimento sobre a riqueza das espécies de formigas arborícolas, objetivou-se neste trabalho, identificar as espécies associadas às palmeiras na região da área de conservação ambiental Flona do tapajós.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
O objetivo deste trabalho foi avaliar e identificar a riqueza e composição da fauna de formigas presentes em palmeiras situadas na Floresta nacional do Tapajós
2.2. Objetivos Específicos
- Identificar as espécies de formigas encontradas nas palmeiras
- Medir e identificar palmeiras com a presença das formigas
- Correlacionar as formigas com as palmeiras
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
4.1. Área de Estudo
...