TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Floresta Nacional

Artigos Científicos: Floresta Nacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução................................................................04

Florestas Nacionais ................................................05

Floresta Nacional do Nordeste do Brasil...............06

Floresta Nacional de Açu........................................06

Floresta Nacional de Araripe..................................06

Floresta Nacional de Ibura......................................07

Floresta Nacional de Negreiros..............................08

Floresta Nacional de Nísia Floresta.......................08

Floresta Nacional de Palmares...............................09

Floresta Nacional de Restinga de Cabedelo.........09

Floresta Nacional de Sobral....................................09

Floresta Nacional do Oeste da Bahia.....................10

Floresta Nacional de Contendas de Sincorá.........10

Floresta Nacioanl de Cristópolis.............................11

Mapa político do Brasil............................................12

Referências bibliográficas.......................................13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo abordar sobre a Floresta Nacional, que é uma das categorias de áreas protegidas de uso sustentável estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). No âmbito federal, a execução das ações do SNUC sobre as florestas nacionais é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, devendo assim propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as florestas nacionais.

Abordaremos sobre os dados das unidades levantadas na federação, e das regiões situadas na nordeste do Brasil, enfatizando principalmente o Oeste da Bahia, onde está localizada a Floresta Nacional de Cristopólis/ Bahia e a Floresta Nacional de Contendas do Sincorá/ Bahia.

A Floresta Nacional está tipificada no art. 17 da Lei Nº 9.985/2000, que é uma área que tem cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo a promoção do uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.

É de posse e domínio público, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas de acordo com o que dispõe a lei.

É admitida a permanência de populações tradicionais que a habitam quando de sua criação, em conformidade com o disposto em regulamento e no Plano de Manejo da unidade. A visitação pública é permitida, condicionada às normas estabelecidas para o manejo da unidade pelo órgão responsável por sua administração.

A pesquisa é permitida e incentivada, sujeitando-se à prévia autorização do órgão responsável pela administração da unidade, às condições e restrições por este estabelecida e àquelas previstas em regulamento. A Floresta Nacional aprontará de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, das populações tradicionais residentes. A unidade desta categoria, quando criada pelo Estado ou Município, será denominada, respectivamente, Floresta Estadual e Floresta Municipal.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação define o Plano de Manejo como um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos de gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais.

Todas as unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo, que deve abranger a área da Unidade de Conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica social das comunidades vizinhas, (Art. 27, §1º).

FLORESTAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Floresta Nacional de Açu - RN:

A Floresta Nacional de Açú foi criada em 18 de julho de 2001 é uma das 313 Unidades de Conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Possui 432 hectares e está localizada no município de Açu (RN).

Caracterização:

Sua vegetação possui Caatinga, predominantemente arbustivo-arbórea, com mais de 60 espécies, tendo como típicas Anadenanthera colubrina (angico), Croton sonderianus (marmeleiro), Poincianella bracteosa (catingueira), Auxemma glazioviana (pau-branco), Amburana cearensis (cumaru da caatinga) e Tabebuia impetiginosa (ipê-roxo).

Floresta Nacional de Araripe – Apodi, CE:

A Floresta Nacional de Araripe - Apodi foi criada em 02 de maio de 1946, em cumprimento do Decreto-Lei no. 9.226. Cobre uma área de cerca de 38.262 hectares e perímetro de cerca de 138 quilômetros, entre os municípios de Barbalha, Crato, Jardim e Santana do Cariri, todos no Ceará. Assim, em razão de sua localização e seu potencial, apresenta grande importância pelas funções ecológicas que desempenha.

Constitui a primeira Unidade de Conservação de sua categoria estabelecida no Brasil, cujo objetivo é conservar os recursos florestais para manter as nascentes d’água que irrigam os vales;

Caracterização:

A vegetação típica abrange formações de Floresta Úmida até Cerradão e Carrasco, passando por áreas de fitofisionomias de transição entre os dois extremos. É também notável a vegetação subxerófila, adaptada a solos arenosos e bem drenados, conhecida regionalmente como Agreste.

Levantamento florístico encontrou 44 famílias, com 108 espécies, destacando-se pela maior riqueza de espécies, Myrtaceae, Poaceae, Fabaceae,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com