Repelentes de insetos a base de óleos essencias
Por: Sand1021 • 23/4/2024 • Seminário • 2.142 Palavras (9 Páginas) • 68 Visualizações
[pic 1]
PRODUÇÃO DE REPELENTES NATURAIS EM FORMA DE SPRAYS E AROMATIZADORES PARA AMBIENTES A BASE DE ÓLEOS ESSENCIAIS COM BAIXO CUSTO
Samyr Arruda Vilanova1, Gustavo Sandim2, Emerson Armyndo Banega Medina3, Sandrine Aparecida de Souza Vazquez, Candelária Joyce da Mota Silva.
Escola Estadual Carlos de Castro Brasil – Corumbá - MS
samyrarruda@hotmail.com, gustavosandim@hotmail.com, banegamedina@hotmail.com, Sandrine-souza@hotmail.com, candejoyce@hotmail.com
Palavras-chave: repelente natural, óleos essenciais, citronela, copaíba, eucalipto.
Introdução
As doenças Transmitidas por insetos podem causar a morte de milhares de pessoas no mundo todo. Sabe-se que a região pantaneira onde está localizada a cidade de Corumbá, Ladário e adjacências sofrem com a invasão de mosquitos, dentre eles o Aedes Aegypty. Este mosquito é transmissor de três doenças: Dengue, Chikungunya e Zyca vírus. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, 2010, a dengue é uma doença grave de impacto epidemiológico, social e econômico. Hoje em dia é uma das doenças transmissíveis mais importantes, e se constitui em um problema crescente para a saúde pública brasileira. Dessa forma, doenças complexas como a dengue requerem, para seu enfrentamento, ações Inter setoriais coordenadas para além do setor saúde (com meio ambiente, educação, justiça, cidades, dentre outros). É fato que dentre os motivos que levam ao aumento dessa doença está a concentração de maior parte da população brasileira nos centros urbanos das cidades (81% da população em áreas urbanas), isso associado à produção de lixo com destino inadequado. Dessa forma, ações conjuntas e coordenadas são indispensáveis para o controle da doença.
Os óleos essenciais são óleos sintetizados pelas plantas, esses óleos aromáticos podem ser extraídos de diversas formas como prensagem ou destilação e foram utilizados como base para a confecção dos repelentes e aromatizantes, por terem capacidade de evaporarem com facilidade o qual se dá o nome de voláteis, por isso a eficácia de repelir insetos nos ambientes. Sabe-se que alguns tipos de insetos como: mosquitos e moscas são transmissores de doenças. Alguns tipos específicos de óleos auxiliam no afastamento de insetos como, por exemplo, os de: eucalipto, citronela e copaíba.
Um exemplo de óleo essencial com ação inseticida é o óleo da citronela, presente em algumas plantas aromáticas, como o capim limão (Cymbopogon citratus, Poaceae) e o eucalipto citriodora (Eucaliptus citriodora), sendo utilizado para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos (Menezes, 2005). As cápsulas são, muitas vezes, utilizadas em armários para repelir as traças, e a rama pode ser pendurada em galinheiros para desinfetar e repelir insetos, em geral (Figueiredo et al, 2001). Tem sido demonstrada a atividade repelente e a importância dos efeitos sinérgicos entre os componentes dos óleos essenciais, que são misturas voláteis de hidrocarbonetos com diversidade de grupos funcionais. Entre as famílias de plantas promissoras, com óleos essenciais utilizados para repelir insetos, Cymbopogon spp., Ocimum spp. e Eucalyptus spp. são as mais citadas. Alguns dos compostos presentes nestas misturas incluem cânfora-pineno, limoneno, citronelol, citronelal e timol (Nerio et al., 2009a).
A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, capaz de repelir a presença dos insetos, pode ser usado para combater o mosquito da dengue. O óleo de citronela é um óleo essencial, extraído das folhas e caules de diferentes espécies de Cymbopogon, considerado um ótimo repelente natural de inseto. É também um reputado repelente de insetos de origem vegetal, aprovado para este uso nos Estados Unidos desde 1948. Possui fortes propriedades antifúngicas e que se pode passar na pele como loções e óleos repelentes utilizados principalmente no verão, pois a incidência dos insetos são maiores. O local de plantio da citronela deve ser favorável ao vento, para espalhar o odor que espanta o mosquito. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados (Tamiozzo et al., 2011). A escolha do óleo de Citronela foi unânime, pois esta planta aromática é utilizada em diversas indústrias químicas, medicinais e de farmacologia por ter a propriedade de afugentar insetos sem causar a morte dos mesmos.
O óleo de copaíba é extraído do tronco de Copaifera sp. (Leguminosae), planta de ocorrência comum na floresta Amazônica (Ribeiro et al., 1999). Na medicina popular este óleo é utilizado como anti-inflamatório, bactericida, diurético e expectorante e, sua madeira possui uma demanda maior devida a sua qualidade de repelir os insetos. Por consequência de sua ação repelente e por ser uma árvore encontrada na região Pantaneira foi escolhido o óleo extraído de seu tronco para realizar a manipulação de repelentes e aromatizadores de ambiente.
A importância do presente trabalho é demonstrar que se podem fazer repelentes e aromatizantes eficientes naturais de baixo custo, para uso doméstico e junto á comunidade escolar. O conhecimento que os alunos adquirem na escola é levado para o âmbito de suas famílias onde podem compartilhar as experiências adquiridas na produção, auxiliando seus parentes no controle de alguns tipos de insetos ou até mesmo como fonte de renda para família.
Metodologia
Primeiramente foi realizada pesquisa bibliográfica para conhecer o que existia na literatura científica sobre plantas repelentes que produzem óleos essências no que se refere ao afastamento de insetos, como por exemplo, mosquito e moscas (figura 1). Após estudo de referenciais foi escolhido três óleos essências de bastante eficiência: eucalipto, citronela e copaíba.
[pic 2]
Figura 1. Pesquisa bibliográfica
O segundo passo foi buscar receitas de baixo custo, encontraram-se algumas receitas em alguns sites da internet (links dos sites em anexo). Foram Escolhidas duas receitas: para o spray de ambientes e para o aromatizador de palitos. O material utilizado foi encontrado com facilidade em mercados, farmácias e lojas de multi utilidade (figura 2).
[pic 3]
Figura 2. Material utilizado
No terceiro momento manipularam-se as duas receitas de repelentes. Segue as receitas:
...