Resolução do Problemas: Tempestade afeta esponjas siconóides no litoral da Bahia
Por: toricavalcante • 19/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 490 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
Universidade do Estado da Bahia- UNEB[pic 1]
Departamento de Ciências Exatas e da Terra- DCET II
Curso: Ciências Biológicas Semestre: 2019.1
Componente Curricular: Biologia de Invertebrados I
Docente: Eltamara Souza
Discentes: Tathiana Noronha e Vitória Souza Cavalcante
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
Alagoinhas- BA
2019
Autores:
Tathiana Noronha dos Santos
Vitória Souza Cavalcante
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
Resolução do problema apresentado como requisito de avaliação do componente curricular Biologia de Invertebrados I, pela Universidade do Estado da Bahia.
Orientador: Eltamara Souza
Alagoinhas- BA
2019
Sumário
Resolução do problema................................................................................04
Referências...................................................................................................06
O Problema:
Uma esponja foi submetida a intensos cinco dias de tempestade na região Litoral norte da Bahia, próximo ao Porto de Sauipe. O volume da água resultante do aumento da precipitação correspondeu ao que se esperava para um mês. De que forma uma esponja sicónoide foi afetada por esse fator? Um estudante da classe em que você ensina mora na localidade e é agente ambiental mirim nesta área. Ele precisa explicar tal fenômeno para a comunidade. Como você pode ajudar seu aluno a resolver esse problema?
Resolução:
Segundo Brusca (2007, p. 203) esponja siconóides quando submetidas a diferentes situações da quais as mesmas estão acostumadas, podem sofrer alterações em sua fisiologia.
Um distúrbio na pluviosidade local, decorrente de uma tempestade, acarretou em que a precipitação esperada para um mês, ocorreu em apenas cinco dias, afetando as esponjas situadas na região.
Com o aumento do volume da água por conta das chuvas, houve aumento de detritos. Mesmo sem possuir sistema nervoso, as esponjas são estimuladas a fechar seus sistemas aquíferas para conservar a estabilidade no seu funcionamento, evitando danos irreversíveis.
Portanto, os óstiolos e ósculo, canais que controlam o fluxo interno de água se fecham, tendo por consequência a não filtragem de água, que afeta negativamente a esponja.
Para auxiliar o aluno a explicar para a comunidade o fenômeno ocorrido, seriam convocados os demais estudantes de sua classe, para a realização de uma feira cultural. Com os conhecimentos na área de Ciências Biológicas, explicaria de forma objetiva e simplificada o funcionamento do sistema aquífero das esponjas siconóides à comunidade. Em seguida, os alunos realizariam uma exposição de protótipos das esponjas, compostas de massa de modelar, e simulariam o processo de filtração que não estaria ocorrendo no momento, em ambiente natural.
...