TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de giberelinas-fitormônio

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

GIBERELINAS

O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DOS VEGETAIS SÃO PROCESSOS REGULADOS POR VÁRIOS TIPOS DIFERENTES DE HORMÔNIOS.

NA DÉCADA DE 1950, FOI CARACTERIZADO UM SEGUNDO GRUPO DE HORMÔNIOS, AS GIBERELINAS (GAs), ESTAS SÃO FREQUENTEMENTE ASSOCIADAS Á PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO DO CAULE E A APLICAÇÃO DESSES HORMÔNIOS Á PLANTAS INTACTAS PODE INDUZIR AUMENTOS SIGNIFICATIVOS NAS SUAS ALTURAS.

OS ALELOS ALTO/ANÃO DAS ERVILHAS DE MENDEL CONSTITUEM EXEMPLOS FAMOSOS. TAIS MUTANTES TÊM SIDO ÚTEIS NA ELUCIDAÇÃO DAS COMPLEXAS ROTAS BIOSSINTÉTICAS DE GIBERELINAS

DESCOBERTA

OS AGRICULTORES DA ÁSIA, PLANTADORES DE ARROZ, CONHECIAM UMA DOENÇA QUE FAZIA COM QUE AS PLANTAS DE ARROZ CRESCESSEM EXCEPCIONALMENTE, MAS QUE SUPRIMIA A PRODUÇÃO DE SEMENTES. NO JAPÃO, ESSA DOENÇA ERA CHAMADA DE ‘PLANTA BOBA’. OS FITOPATOLOGISTAS, AO INVESTIGAREM ESSA DOENÇA, DESCOBRIRAM QUE A ALTURA DESSAS PLANTAS ERA INDUZIDA POR UM COMPOSTO SECRETADO POR UM FUNGO, QUE INFECTAVA O VEGETAL. ESTE COMPOSTO FOI ISOLADO A PARITR DE FILTRADOS DE CULTURAS DE FUNGO E CHAMADO DE GIBERELINA, EM ALUSÃO AO NOME DO FUNGO, GIBBERELLA FUJIKUROI !!

EXPERIMENTOS EM PLANTAS ANÃS DE ERVILHA E MILHO COMPROVARAM QUE O CRESCIMENTO NATURAL DOS VEGETAIS POR ALONGAMENTO É REGULADO POR GIBERELINAS. POSTERIORMENTE, DESCOBRIRAM QUE AS PLANTAS POSSUIAM ESTES FITORMÔNIOS POR NATUREZA, ( GIBERELINA ENCONTRADA EM UMA PLANTA SUPERIOR DO GÊNERO PHASEOLUS), ISOLORAM O COMPOSTO EM SEMENTES IMATURAS(ONDE SE ENCONTRAM GRANDES QUANTIDADES DESSE HORMÔNIO) E IDENTIFICARAM SUA ESTRUTURA QUÍMICA:

TODAS AS GIBERELINAS SÃO BASEADAS EM UM ESQUELETO ENT-GIBERELANO

APESAR DA ABUNDÂNCIA DE GIBERELINAS NOS VEGETAIS, AS ANÁLISES GENÉTICAS DEMONSTRARAM QUE APENAS POUCAS SÃO BIOLOGICAMENTE ATIVAS COMO HORMÔNIOS (PRESENTES NA SUA FORMA INATIVA)

GIBERELINAS PROMOVEM A GERMINAÇÃO DE SEMENTES:

 ATRAVÉS DA ATIVAÇÃO DO CRESCIMENTO VEGETATIVO DO EMBRIÃO, O ENFRAQUECIMENTO DA CAMADA DO ENDOSPERMA QUE ENVOLVE O EMBRIÃO E RESTRINGE SEU CRESCIMENTO, ASSIM COMO A MOBILIZAÇÃO DE RESERVAS ENERGÉTICAS DO ENDORSPERMA.

GIBERELINAS EM APLIAÇÕES COMERCIAIS:

PRODUÇÃO DE FRUTOS

AUMENTAR O PENDÚCULO DE CACHOS DE UVAS, CONTRIBUINDO PARA QUE ESTAS FRUTAS CRESÇAM AINDA MAIS, POIS QUANDO SEU PENDÚNCULO É PEQUENO, O CRESCIMENTO DAS BAGAS É COMPACTADO E A PRODUÇÃO É POUCA.

A MALTAGEM DA CEVADA (SEMENTES DE HORDEUM VULGARI)

A MALTAGEM (CONSISTE NA LIBERAÇÃO DO MALTE ATRAVÉS DA SECAGEM DAS SEMENTES) É A PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CERVEJA...

A GIBERELINA É USADA PARA ACELERAR A MALTAGEM!

USO NO MELHORAMENTO VEGETAL

REDUZIR O TEMPO DE PRODUÇÃO DE SEMENTES

PRODUÇÃO DE FLORES MASCULINAS EM CUCURBITACEAE, PARA A POSSIVEL FABRICAÇÃO DE SUAS SEMENTES

INIBIDORES DA BIOSSÓSINTESE DE GIBERELINAS

PROCESSOS QUE INIBEM A ATUAÇÃO DESTE FITORMÔNIO, QUANDO ESTE PROMOVE O CRESCIMENTO DESNECESSÁRIO DE ALGUMAS ESPÉCIES, PROVOCANDO O ACAMAMENTO (CURVATURA DOS CAULES EM DIREÇÃO AO SOLO PELO PESO DA ÁGUA ACUMULADA NAS ESPIGAS MADURAS, DIFICULTANDO A SUA COLHEITA) DO MILHO, POR EXEMPLO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com