Sensorial
Por: mlouzada • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 3.239 Visualizações
Questionário
1. Defina vidraria “TC” e vidraria “TD”. Em que situações se aplicam cada uma delas?
Resposta: TC (“to contain”): são projetados para conter o volume especificado por uma marca feita no recipiente na temperatura de calibração. Esses recipientes não podem ser usados para a transferência de líquidos devido à película líquida que fica aderida às suas paredes internas.
TD (“to deliver”): são projetados para escoar o volume especificado na temperatura de calibração. Tais recipientes, que são usados na transferência de líquidos, já levam em conta a película de líquido que fica aderida às paredes internas e/ou qualquer líquido remanescente no seu interior.
2. Quais são os erros mais comuns cometidos durante a medida de volumes usando vidraria graduada? Como evita-los?
Reposta: Erros de paralaxe, Erros associados à incorreta posição do observador. Para que esses erros sejam evitados, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.
3. Qual das vidrarias de medida de volume é a mais adequada para preparar soluções: bequer, proveta ou balão volumétrico? Por quê?
Resposta: O Balão volumétrico. Por ser mais estreito, o volume medido por ele é mais preciso.
4. É conveniente submeter à vidraria graduada a variações de temperatura? Por quê?
Resposta: Não, Pois a alta temperatura muitas vidrarias graduadas podem se dilatar, alterando assim, a sua calibração e sua especificação, podendo ocasionar erros analíticos.
Referencias
Professor Ricardo Honda. Técnicas de medição de volumes em laboratório. Disponível em: http://professorh9.dominiotemporario.com, data de acesso: 01/11/2015.
SOUZA, Líria Alves De. "Vidrarias de laboratório"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/quimica/vidrarias-laboratorio.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2015.
...