Sistema cardiovascular
Por: Rodrigo Maluly Nucci • 5/6/2015 • Resenha • 468 Palavras (2 Páginas) • 757 Visualizações
Sistema cardiovascular
É o sistema responsável pela circulação, condução e distribuição de substâncias pelo corpo, e ele é formado pelo coração, vasos sanguíneos e sangue.
O coração fica na caixa torácica entre os pulmões, e através do bombeamento leva o sangue para os vasos. Ele é formado por um átrio e um ventrículo direito e um átrio e um ventrículo esquerdo. O coração realiza um movimento de contração: a sístole e um de relaxamento: a diástole.
Os vasos sanguíneos podem ser de três tipos: veias, artérias e capilares. As veias trazem sangue para o coração, as artérias são responsáveis pela saída de sangue dele e os capilares são vasos muito finos que levam sangue para as menores partes do corpo.
A circulação do sangue ocorre em duas etapas: a pequena circulação, que realiza o transporte do sangue entre os pulmões e o coração e a grande circulação, que transporta o sangue do coração para as demais partes do corpo.
A pressão arterial é divida em máxima, que ocorre no momento da sístole (contração) e a mínima, que ocorre no momento da diástole (relaxamento). A máxima é a pressão maior e deve ser de cerca de 120 mm e a mínima é a menor e deve ser de aproximadamente 80mm. A pessoa com pressão arterial muito acima do normal é chamada de hipertensa e esse é um grave problema.
O sangue
Ele é formado pelo plasma e pelos elementos sanguíneos: hemácias, leucócitos e plaquetas.
As hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos) são responsáveis pelo transporte de oxigênio e possuem grande quantidade de hemoglobina que dá coloração vermelha ao sangue. Os leucócitos (ou glóbulos brancos) protegem o nosso corpo de agentes estranhos, defendendo o nosso organismo. E as plaquetas (ou trombócitos) são fragmentos de citoplasma e ajudam na coagulação do sangue).
A coagulação sanguínea é quando um vaso se rompe e ocorre o sangramento, depois disso uma rede de proteínas se unem para impedir a saída de outras substâncias.
Sistema Linfático
A pressão no interior dos vasos é maior do que a externa, por isso ocorre a saída de plasma pelas paredes dos capilares, constituindo o fluido intersticial. Parte desse líquido é coletada pelos vasos linfáticos e se mistura com grande quantidade de glóbulos brancos, formando a linfa. Essa se desloca pelas contrações das paredes dos vasos linfáticos.
No sangue e nos órgãos linfáticos há leucócitos que defendem o organismo contra os agentes que provocam doenças. Os anticorpos são substâncias de defesa produzidas pelos leucócitos. E quando temos contato com o agente infeccioso, os anticorpos são produzidos para ataca-lo , pela nossa imunidade ativa natural. A vacinação é outra forma de imunização ativa, que introduz o próprio agente causador da doenças para estimular a produção de anticorpos no organismo. Já a imunidade passiva ocorre pela utilização de soro que já contém anticorpos para atacar rapidamente o agente.
...