TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA E BIOGÊNESE

Por:   •  17/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

E. E. E. FUNDAMENTAL E MÉDIO MANOEL DA VERA CRUZ SÁ

MARIA IVANESSE

SAMUEL

RENAN

LEONAN

DANIELE

DIRETORA: DEUZILENE MIRANDA

PROFESSOR: ROSINEY COSTA

MATÉRIA: BIOLOGIA

TEMA: A ORIGEM DA VIDA

Turma: M1TR01

Data: 30/03/2015

Curralinho-Pará

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar da geração espontânea e a teoria abiogênese e de varias experiências de grandes médicos e cientistas.

TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA E BIOGÊNESE

Segundo a teoria da geração espontânea, acreditavam que pequenos seres vivos podiam surgir da matéria sem vida.

EXPERIÊNCIA DE REDI

Segundo o italiano Francesco Redi, ele chegou a duvidar da teoria da geração espontânea. Ele estava familiarizado com os trabalhos do médico inglês William Harvey, que tinha estudado pequenos embriões de mamíferos, e ele supôs que os animais pudessem surgir de ovos tão pequenos que não seriam visíveis a olho nu.

Em 1668 ele reparou que pequenos vermes apareciam em lugares frequentados por moscas como a carne em decomposição. Após longos estudos ele chegou a conclusão que esses vermes eram de ovos depositados por moscas adultas.

RENASCIMENTO DA TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA

Francesco Redi generalizou nas conclusões afirmando que todos os seres vivos vêm sempre de outros seres vivos. Assim nascia a teoria da biogênese. Mas, no século XVII, com a descoberta dos microrganismos, a abiogênese renasceu. Afirmava-se que os microrganismos eram tão simples que poderiam surgir da matéria sem vida.

Como as temperaturas dos frascos de Needham não eram altas o suficiente, nem todos os microrganismos haviam sido destruídos. Partido dessa hipótese, ferveu por longo tempo caldo de carne em vários frascos e manteve alguns abertos, enquanto o restante foi lacrado logo depois da fervura.

EXPERIMENTO DE PASTEUR

Segundo o cientista francês Louis Pasteur, ele realizou um experimento que serviu de certeza muito importante contra a teoria da abiogênese. Ele ferveu caldo de carne em um recipiente de vidro aberto que deixava entrar o ar, mas com o gargalho curvado em forma de “s”, o líquido permaneceu estério muito tempo apesar de entrar ar, os microrganismos, vindo com o ar ficava depositado junto a poeira na curva do gargalho. Ele quebrou o gargalho e depois de algumas horas o frasco estava cheio de bactérias. A experiência de Redi deu apoio portanto à ideia da biogênese.

TEORIA DE OPARIN

Na década de 1930 dois cientistas, o russo Aleksandr I. Oparin e o escocês John B. S. Haldane, trabalhando de forma independente, chegaram à mesma conclusão: nas condições da Terra primitiva, a vida poderia ter surgido da matéria sem vida. A partir dessas substâncias orgânicas, e ao longo de um grande período de tempo, teria se formado o primeiro ser vivo

A ATMOSFERA PRIMITIVA E AS PRIMEIRAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS

Vulcões jorrando lava e gases, numerosos impactos de corpos sólidos originados da formação do Sistema Solar, feitos de poeira cósmica e gelo, relâmpagos, radiações ultravioletas mais intensas que as atuais e uma temperatura muito alta que, até cerca de 3,9 bilhões de anos, impedia a presença de vida na terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com