Titulação de um ácido forte e uma base forte
Por: Gaby Ramos • 30/6/2017 • Trabalho acadêmico • 899 Palavras (4 Páginas) • 1.098 Visualizações
[pic 1]
GABRIELA VIANA, GABRIELLY PACÍFICO, MARIA PAULA, RAYANE LIMA,THAINÁ MANDUCA,VINNÍCIUS MACHADO E WILSON MATHEUS.
RELATÓRIO DE QUÍMICA
Trabalho apresentado aos professores Doutores Angélica Soares e Mário Schultz, avaliação na disciplina Química para biologia do curso de Ciências Biológicas, da Universidade UFRJ.
MACAÉ/RJ
Julho de 2016
INTRODUÇÃO
No relatório aqui presente, iremos retratar o trabalho experimental, que tem a fim a titulação de um ácido forte e uma base forte. Sendo que titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido, partindo de outro reagente de concentração conhecida. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A espécie química com a maior concentração definida recebe o nome de titulante, a solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado. A titulação que iremos realizar um trabalho experimental é ácido forte – Base forte, em que o ácido é o titulado e a base o titulante..
OBJETIVO
O principal objetivo do trabalho foi achar a concentração do ácido clorídrico e de calcular as médias dos três resultados obtidos das concentrações, para aprendermos na prática as fórmulas que usamos em sala. Outra questão importante foi como identificamos o pH das soluções, não só através da fenolftaleína, mas também pelo medidor de ph que utilizamos. No geral, um trabalho em laboratório é sempre importante para botarmos em prática o que aprendemos ao longo do semestre. Buscando sempre entender vendo os métodos e resultados que são utilizados em um experimento.
MATERIAIS E MÉTODOS
[pic 2]
Foi utilizado o jaleco como equipamento de proteção individual. Para realização dos experimentos, utilizamos a bureta, o béquer e fitas medidoras de pH. A bureta graduada continha 10ml da base hidróxido de sódio(NaOH) e o béquer, 5 ml de ácido clorídrico(HCl), o suporte universal e a Fenolftaleína que é o indicador de acidez e basicidade.
Foram realizadas no laboratório de didática II, no dia 22 de julho, três experiências de titulação de ácido forte com uma base forte, em que foi subdividido por duplas e um trio para a manipulação de uma bureta. O
Professor Mário auxiliou e explicou nosso objetivo para com o experimento em uma breve explicação teórica que antecedeu o manuseio dos equipamentos, lentamente, em cada experimento, a bureta foi aberta e a base gotejada no ácido até que a mistura ácido+base deixasse de ser incolor e se tornar rosada, indicando que estava neutra. Além disso, o pH da substância contida no béquer foi medido antes e depois com uma fita indicadora de pH.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após ouvir o que devia ser feito, foram feitas anotações e os seguintes resultados:
...