Trabalho de Biologia
Por: horikys • 25/5/2015 • Relatório de pesquisa • 887 Palavras (4 Páginas) • 682 Visualizações
Aluna: Silvia Terumi Horikawa
Questionário: Fundamentos Biológicos em Educação Física
- Qual a principal organela responsável pela produção de ATP e fornecimento de energia durante a prática de exercício de longa duração?
Resposta: A Mitocôndria é a principal organela responsável por produzir ATP e fornecer energia durante a prática de exercícios de longa duração.
- O corpo humano necessita de um suprimento contínuo de energia para realizar suas múltiplas e complexas funções. Qual a forma de suprimento de energia livre armazenada pelo corpo?
Resposta: O corpo mantém seu suprimento de energia através do trifosfato de adenosina (ATP), que é o carreador especial do corpo para a energia livre.
- Cite o nome das duas principais fontes energéticas responsáveis pelo fornecimento de energia para produção e ressíntese de ATP (adenosina trifosfato):
Resposta: As principais fontes energéticas são gorduras e carboidratos.
- Qual o nome dos principais mecanismos responsáveis em retirar energia dos nutrientes.
Resposta: os principais mecanismos são a glicose anaeróbica e a fosforilação oxidativa.
- Cite os principais mecanismos envolvidos na liberação de:
- energia imediata,
Resposta: O ATP-CP (fosfagênico) é um mecanismo fonte imediata de energia, para atividades que requerem esforço máximo e breve.
- energia rápida,
Resposta: Liberação de energia rápida é obtida através da glicólise anaeróbica.
- energia a longo prazo.
Resposta: para a liberação de energia de longo prazo o mecanismo é o Aeróbio.
- Explique a ressíntese de ATP através da fosfocreatina
Resposta: A fosfocreatina possui uma cadeia de fosfato de alta energia, assim como a ATP, também chamada fosfagênio. A fosfocreatina se decompõe na presença da enzima creatina fosfoquinase liberando energia para ser utilizada na formação do ATP, a partir do ADP.
- Explique como ocorre a glicólise anaeróbia e em que parte da célula ela ocorre
Resposta: Glicólise anaeróbia ocorre quando duas moléculas de ATP são geradas para cada molécula de glicose transformada em lactato, tem como característica a ausência ou pouco Oxigênio. Apesar de liberar somente um pouco de energia contida na molécula de glicose, é uma excelente fonte de energia para várias condições, inclusive quando o suprimento de oxigênio é limitado. A glicólise ocorre no citosol das células eucariontes.
- Qual diferença entre metabolismo anaeróbio e metabolismo aeróbio?
Resposta: o metabolismo anaeróbio é o processo químico e fisiológico em que o corpo produz energia sem utilizar oxigênio, são dois os mecanismos com essas características: Mecanismo da Fosfocreatina (exercícios anaeróbios alático – alta intensidade e curta duração) e Mecanismo da Glicogenólise (exercícios anaeróbios lático – alta intensidade e duração moderada). Já no processo de metabolismo aeróbio ocorre a síntese de moléculas de ATP necessárias para atividades de intensidade moderada e longa duração, é um processo mais lento e que se utiliza de oxigênio para converter os nutrientes em ATP.
- O que é fosforilação oxidativa (metabolismo oxidativo) e em que parte da célula ocorre este mecanismo.
Resposta: A fosforilação oxidativa utiliza a energia liberada pela oxidação de nutrientes para produzir ATP. Esse processo é a fosforilação do ADP em ATP, que utiliza a energia liberada nas reações de oxidação. Nessa fosforilação oxidativa, existe transferência de elétrons (doadores eletrônicos) e (recebedores eletrônicos) que são as moléculas oxidantes, reagindo na forma de oxido-redução que se processam com liberação de energia aproveitável na biossíntese de ATP. Em células eucariontes, estas reações são feitas por complexos de proteínas mitocondriais. A fosforilação oxidativa ocorre nas cristas da membrana mitocondrial.
...