Trabalho de controle microbiologico
Por: Carolina Morettin Almeida • 10/11/2015 • Projeto de pesquisa • 874 Palavras (4 Páginas) • 607 Visualizações
Agressão e Defesa
Controle Microbiológico
[pic 1]
Introdução:
Microrganismo presentes no ambiente
Meio dos dedos dos pês, unha da mão, celular, ouvido, mãos limpas, mãos sujas, Couro cabeludo.
Material Utilizado:
Swab (Cotonete)
Placa contendo meio (cultura)
Procedimentos
Foram plaqueados diferentes materiais a escolha dos alunos de modo que pudessem comparar a esterilização por meio de uma solução antisséptica (clorexidine), sendo feito um controle a partir de mãos sujas e mãos limpas.
Resultados
[pic 2][pic 3]
Material colhido:
Celular * Couro Cabeludo,
Mãos lavadas, Mãos sujas.
[pic 4][pic 5]
Material colhido:
Pés* olho* ouvido* unha
Discussão
- Ao compararmos mãos sujas e mãos limpas houve crescimento bacteriano? Sim ou não?
R: Observando o crescimento microbiano a olho nu, os resultados revelam que houve mais evidencia de crescimento, nas placas incubadas com as mãos sujas do que com as mãos lavadas com clorexidine não foi observado crescimento bacteriano.
- Porque em alguns grupos os crescimentos de microrganismos no celular foram grandes?
R: o Crescimento consiste no aumento ordenado na soma de todos os componentes de um organismo, o aumento de Tamanho que ocorre quando uma célula capta agua ou forma deposito de lipídios ou polissacarídeos não constitui um crescimento verdadeiro, a multiplicação celular é uma consequência do crescimento nos organismos unicelulares, o crescimento leva a um aumento no número de indivíduos que compõem uma população ou cultura.
- E importante fazer a assepsia de bancadas ou mãos com álcool 70%? Explique.
R: Sim e importante pois o álcool 70 (álcool etílico hidratado 70 INPM), e um desinfetante utilizado para reduzir o número de micro-organismos viáveis, ou a carga biológica em um produto ou superfície a um nível previamente especificado como apropriado para seu manuseio ou sua posterior utilização. Não são necessariamente esporicida, porem mostra-se esporostáticos, inibindo a germinação ou o crescimento.
Vantagens; Bactericida de ação rápida, - Ação na presença do Mycobacterium tuberculosis e virucida (somente para vírus, lipofílicos), - não toxico, -irritante leve, - Baixo custo. Desvantagens – Não e esporicida, - tem atividade diminuída na presença de material orgânico, - Danifica materiais plásticos, borrachas ou acrílicos, - Evapora rapidamente com diminuição da atividade antimicrobiana em sangue seco, saliva e outros materiais orgânicos, - Não apresenta ação contra vírus hidrofílicos.
...