Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana
Por: josy2024 • 26/3/2024 • Relatório de pesquisa • 842 Palavras (4 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1]
Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana
Curso: BACHARELADO EM BIOMEDICINA
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
Aluna: Franciele Moura Santos
Feira de Santana-Ba
Fevereiro/2024
INTRODUÇÃO
Todo ser vivo precisa de nutrientes com as bactérias não é diferente, elas também precisam de nutrientes e quando criadas em laboratórios precisamos criar condições para que elas consigam crescer. Para o cultivo usa-se soluções e substâncias nutritivas chamadas de meio de cultura que deve atender exigências nutricionais das espécies a serem cultivadas.
O experimento
Preparo de meio de cultura.
O primeiro passo foi pesar 5,6 g do pó, em seguida separar 200 ml de água destilada em um Becker, diluir o pó na água após fazer isso adicionar o líquido a um Erlenmeyer, logo depois pôr na autoclave por 15 minutos, o experimento visa a demonstração do modo de preparo do meio de cultura.
Técnica de semeadura
Técnica de semeadura, é um método pelo qual se transfere bactérias de um meio de cultura ou material para um outro meio de cultura.
Objetivo:
Obter o crescimento do microrganismo no meio de cultura afim de avaliar sua capacidade de crescimento ou não no meio de cultura; verificar a motilidade do microrganismo no ágar Semi-Sólido; obter colônias isoladas, o que permite distinguir os diferentes microrganismos em um material ou cultura microbiana através da sua morfologia colonial.
Experimento:
A turma foi orientada pela professora a escolher um local para colher as bactérias, logo em seguida realizar o experimento. Primeiro passo foi esterilizar as alças por flambagem e fazer estrias horizontais no meio de cultura, todo o experimento foi feito próximo a chama do bico de Bunsen e para garantir uma semeadura correta deve-se evitar máximo perfurar o Ágar.
Material:
1. Meio de cultura sólido, inclinado em tubo ou em placa de Petri;
2. Meio de cultura semi-sólido, em tubo;
3. Alça bacteriológica;
4. Agulha de níquel cromo;
5. Colônias de microrganismos;
5. Bico de Bunsen.
6. swabs
Relatório 2
Coloração de Gram
A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Em 1884, Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos: as que ficavam roxas, que foram chamadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de Gram-negativas.
...