VERMES INTESTINAIS – ÁSCARIS, ANCYLÓSTOMO, ESCHISTOSSOMA E TAENIA SOLIUM E SAGINATA
Por: ayumiFrancisca • 12/11/2017 • Relatório de pesquisa • 993 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI - UESPI[pic 1][pic 2]
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES – PARFOR
LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
RELATÓRIO: VERMES INTESTINAIS – ÁSCARIS, ANCYLÓSTOMO, ESCHISTOSSOMA E TAENIA SOLIUM E SAGINATA.
LUZILÂNDIA – PI
SET/ 2016
RELATÓRIO DO PROJETO VERMES INTESTINAIS: ÁSCARIS, ANCYLÓSTOMO, ESCHISTOSSOMA E TAENIA SOLIUM E SAGINATA
1 APRESENTAÇÃO
O presente trabalho intitulado “Vermes intestinais: áscaris, ancylóstomo, eschistossoma e taenia solium e saginata”, elaborado pelos discentes da turma de Ciências Biológicas e desenvolvido na Unidade Escolar Sete de Setembro, Localizado na rua Professor Francisco Mendes S/n, Bairro: Centro, Luzilândia – PI, mantida pela prefeitura municipal; tendo como público alvo os alunos do 8º e 9º ano do turno tarde, o corpo docente e administrativo da escola e a comunidade em geral, foi realizado através de oficinas, sob a responsabilidade dos discentes da turma de Ciências Biológicas da disciplina Prática Pedagógica Interdisciplinar I – PPI, da Universidade Estadual do Piauí do polo de Luzilândia-PI.
A finalidade do projeto foi alertar a população escolar da gravidade das doenças causadas por vermes para que possam se prevenir e garantir uma qualidade de vida melhor.
2 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA
A qualidade de vida de uma grande parte da população tem sido uma preocupação desde algum tempo e nos dias atuais. Muitas famílias brasileiras vivem em condições de exclusão social, desprovidas dos benefícios do saneamento básico, da disponibilidade de fornecimento de água potável e de informações. Como consequências evidenciam-se altas prevalências de infestações parasitarias. Desse modo com as informações necessárias e com a contribuição de todos, haverá uma diminuição significativa no número de pessoas infectadas com vermes, como a “Áscaris” que é um dos casos mais frequentes na população e fácil de ser evitado.
Pretende-se com esse trabalho proporcionar um conhecimento coerente sobre os vermes intestinais sejam eles cilíndricos ou achatados. Despertando nos alunos e em toda sociedade escolar, sobre os cuidados alimentares e hábitos higiênicos, para com isso evitar tantas doenças causadas por esses vermes.
3 OBJETIVOS
3.1 - Objetivo Geral:
Informar aos alunos dos problemas que os vermes podem causar e como esses problemas podem ser evitados.
3.2 - Objetivos Específicos:
Proporcionar o conhecimento de forma clara e ampla sobre os vermes.
Compreender que todos podemos viver bem, basta ter os cuidados com toda a adversidade que existe ao nosso redor.
Despertar o interesse de como evitar tais vermes por meio de materiais educativos, esclarecendo que cabe a cada um o dever de lavar bem os alimentos antes de serem ingeridos.
Evitar hábitos como andar descalço em locais sujos e molhados.
Orientar os alunos sobre a importância da boa higiene e saneamento básico na prevenção de doenças causadas por vermes.
4 DESENVOLVIMENTO
Em 29 de agosto foi realizada uma reunião na Unidade Escolar Sete de Setembro com os diretores da escola a professora de ciências e os alunos do 8º e 9º ano, para apresentação do projeto, os mesmos aceitaram o convite de participação.
O grupo fez outras visitas à escola no dia 01 de setembro para a realização de uma palestra sobre os vermes em estudo, na qual foi explicado o ciclo de vida dos vermes, as doenças que causam, a forma de transmissão, os sintomas e a prevenção. Em 14 de setembro, o grupo retornou à escola para tirar eventuais dúvidas dos alunos e para os ajustes finais das tarefas que foram apresentadas na culminância do projeto.
...