Água; Alcalose Respiratória; Acidose Respiratória; Tamponamento Sanguíneo
Por: piccirilojuliana • 14/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 499 Palavras (2 Páginas) • 475 Visualizações
UNIMONTE
Medicina Veterinária – Turma A – Noturno
Bioquímica – Prof. : Cristina
Julia Caiafa Maffei – RA. : 51511643
Juliana Silveira Piccirilo Duarte – RA. : 51514692
Rafael Diniz Mattos Pazos de Carvalho – RA. : 51511419
Stephany Maida Marchesini Ribeiro – RA. : 51514426
TRABALHO DE BIOQUÍMICA
Santos - SP
26/03/2014
TEMA 1 – Água.
• Características Químicas:
A água é formada por duas biomoléculas (duas de hidrogênio e uma de oxigênio). A diferença de eletronegatividade entre as biomoléculas a torna muito polar assumindo um formato semelhante ao tetraédrico com ângulo de 104,5 °C (tetraédrico perfeito = 109,5 °C).
Por ser polar, a água dissolve a maioria das biomoléculas que geralmente são compostos carregados ou polares devido ao efeito estabilizador das pontes de hidrogênio. Por conta dessas pontes, a água possui características incomuns quando comparada a outros solventes (possui Ponto de fusão, ebulição e calor de vaporização mais altos). A soma de todas as pontes de hidrogênio entre as moléculas da água liquida, confere à ela uma grande coesão interna.
• Propriedades Físicas:
Densidade – 1.000,00 kg/m3
Ponto de fusão – 0 °C
Ponto de ebulição –100 °C
Viscosidade – Varia de acordo com a temperatura, na CNTP o coeficiente é 1Pa/s
Tensão superficial – 7,2x109N.m-1 ( a mais alto de todos os líquidos).
Calor específico – 1,0 cal/g °C
• Funções da Água nos Seres Vivos:
A água transporta substâncias, mantêm a célula com tamanho e forma adequados, faz parte de todos os líquidos orgânicos (sangue, urina, suor, etc.), regula a temperatura do corpo e intervém em todas as transformações que ocorrem no interior do organismo. Atua como solvente, lubrificante de diversos órgãos, meio de transporte de íons e moléculas.
TEMA 2 – Alcalose Respiratória; Acidose Respiratória; Tamponamento Sanguíneo.
• Alcalose Respiratória
O sangue possui uma baixa concentração de anidrido carbônico. Com a respiração rápida e profunda (hiperventilação), provoca uma eliminação excessiva de anidrido carbônico. Com isso o PH sanguíneo torna-se alcalino.
• Acidose Respiratória:
É o excesso de acidez no sangue, que resulta em um fraco funcionamento pulmonar. Ela surge quando os pulmões não eliminam totalmente o anidrido carbono, com isso o PH sanguíneo desce e o sangue torna-se ácido.
•Tamponamento Sanguíneo:
Muitas moléculas presentes na composição celular são extremamente sensíveis a variações de PH. Decréscimos ou acréscimos mínimos podem ter sérias consequências principalmente quando falamos em função enzimática, na qual é totalmente dependente do PH do meio. Para que não ocorra essas variações, temos o sistema tampão.
O sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada. Capazes de impedir grandes variações de PH quando adicionados ácidos ou álcoois. Os principais tampões são: Fosfato, Bicarbonato e Proteínas.
...