TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hidroquinona no Tratamento de Hipercromias

Por:   •  31/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Com as variações de hipercromias como melasma, cloasma ou dermatite causadas por vários fatores como: predisposição genética, alterações hormonais, uso de medicamentos e exposição solar, existem atualmente vários tratamentos direcionados ao clareamento cutâneo relacionados à essas desordens hiperpigmentares.

A influência sobre a melanogênese acontece de várias formas: na produção da melanina quando está sendo produzida de maneira excessiva, na distribuição quando a melanina está sendo distribuída desigual na pele e no acumulo de melanina somente em um lugar. Um dos principais métodos é atuar sobre a ação da tirosinase.

A tirosinase é uma enzima que atua na produção da proteína melanina. Está localizada na membrana dos melanossomos, organelas que transportam a melanina até os dentritos da célula melanócito para chegar aos queratinócitos.

Seu papel na melanogênese é o da hidroxilação do aminoácido tirosina formando a DOPA e em seguida a oxidação dela formando a Dopaquinona até chegar a formação de feumelanina e eumelanina.

A Hidroquinona é um composto aromático que atua como um agente de despigmentação no tratamento de hipercromias. Seu foco principal é inibir a enzima tirosinase impedindo a formação da melanina. Posteriormente de maneira mais lenta ela provoca mudanças estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos resultando na degradação de maneira acelerada dos melanossomos.

Referências:

CARDOSO, Erica de Tássia Carvalho. Inibição da atividade da Tirosinase por análogos do ácido Kójico. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular.

[1] J. M. Gillbro and M. J. Olsson. The melanogenesis and mechanisms of skin-lightening agents – existing and new approaches. International Journal of Cosmetic Science, 2011, 33, 210–221.

NICOLETTI, Maria, ORSINE, Elaine Maria de Almeida, DUARTE, Ana Carolina Nogueira e BUONO, Gabriela Arbex. Hipercromias: aspectos gerais e uso de despigmentantes cutâneos- Faculdade de Farmácia e bioquímica da Universidade Paulista, São Paulo SP, Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com