A Importância dos ácidos graxos para a realização de exercícios físicos
Por: Marilia Gabriely • 21/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 755 Palavras (4 Páginas) • 524 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FAA – Faculdade Anhanguera de Anápolis
Curso: Biomedicina
Marilia Gabriely Santos Silva RA: 6248228892
Marina Ribeiro Batista RA: ?????????????????
Atividades Práticas Supervisionadas
[ATPS]
Professor: David
Disciplina: Bioquímica Metabólica
Anápolis – GO
2º Semestre/2014
Qual a importância dos ácidos graxos para a realização de exercícios físicos?
Nos nossos músculos a produção de ATP é constantemente utilizada para a contração muscular. Neste caso o glicogênio é preservado havendo maior uso de ácidos graxos como energia.
O total de energia estocada em forma de triglicerol é cerca de 60 vezes maior que aquela com glicogênio. Desta forma a oxidação do AG durante o exercício possibilita manter a atividade física por períodos mais longos e retarda a redução do glicogênio e a hipoglicemia.
Com o aumento de disponibilidade AG há maior oxidação diminuindo paralelamente a degradação de glicogênio e a utilização de glicose. Os AG desempenham assim um papel critico na manutenção da atividade física e por isso, uma etapa limitante desta atividade é a lipólise.
Porque o ciclo de krebs é relevante durante a prática de atividades que exigem esforço muscular?
O conjunto de reações químicas responsáveis pela quebra de vários substratos energéticos, o Ciclo de Krebs é fundamental para aumentar a eficiência de suas atividades, gerarem maior produção de energia, retardar a fadiga e reduzir riscos de perdas musculares
CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
O Ácido pirúvico produzido na glicose é transportado através das membranas da mitocôndria e, na matriz mitocondrial, reage imediatamente com uma substância denominada coenzima A (CoA). Nessa reação, são produzidas uma molécula de acetilcoenzima A (acetil-CoA) e uma molécula de gás carbônico. Dela também participa uma molécula de NAD+, que se transforma em NADH ao capturar 2 elétrons de alta energia e 1 dos 2 íons H+ liberados na reação:
Ácido Piruvico + CoA + NAD+ → Acetil-CoA + NADH + CO2 + H+
Na matriz mitocondrial, as moléculas de acetil-CoA são oxidadas e originam, no final do processo, duas moléculas de gás carbônico e a coenzima A intacta. A oxidação completa da acetil-CoA consiste de um conjunto de nove reações é conhecido como ciclo de acido cítrico ou ciclo de Krebs.
O ciclo de Krebs tem inicio com uma reação entre as acetil-CoA e o ácido oxalacético, em que é liberada a molécula de coenzima A e formada uma de ácido cítrico. Ao longo dos oito reações subseqüentes, são liberadas 2 moléculas de gás carbônico, elétrons de alta energia e íons H+. O acido oxalacético é recuperado intacto ao final do processo, pronto para se combinar com outra molécula de acetil-CoA e reiniciar outro ciclo.
...