AS FUNÇÕES ORGÂNICAS NITROGENADAS
Por: Maryh Albuquerq • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 906 Palavras (4 Páginas) • 326 Visualizações
FUNÇÕES ORGÂNICAS NITROGENADAS
Os compostos orgânicos nitrogenados são moléculas orgânicas que apresentam em sua constituição o heteroátomo nitrogênio. O conjunto de átomos que possui o nitrogênio como heteroátomo é o grupo funcional da molécula. Ou seja, as funções orgânicas nitrogenadas são aquelas que tem nitrogênio, além de carbono e de hidrogênio. São comuns também encontrar funções contendo o oxigênio, afinal, todos eles são chamados de elementos organógenos.
As funções orgânicas nitrogenadas mais simples e também mais importantes são:
AMINA
Denomina-se amina todo composto orgânico derivado da amônia (NH 3), pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por grupos substituintes orgânicos (cadeias carbônicas).
Classificação das Aminas
• Quanto ao número de radicais:
Aminas primárias: um hidrogênio substituído por radical orgânico;
Fórmula geral:
Aminas secundárias: dois hidrogênios substituídos por radicais orgânicos;
Fórmula geral:
Aminas terciárias: três hidrogênios substituídos por radicais orgânicos.
Fórmula geral:
• Quanto ao tipo de cadeia carbônica:
Aminas alifáticas (abertas);
Aminas aromáticas (fechadas).
• Quanto ao número de grupos amina na molécula:
Monoaminas;
Diaminas;
Triaminas.
Nomenclatura das Aminas
Os nomes das aminas são formados com a terminação “AMINA”. Porém, são utilizados nomes especiais para as aminas aromáticas.
Importância da Amina nas nossas vidas
O grupo amino, além de estar presente em muitos nutrientes, drogas e estimulantes, anestésicos e antibióticos (penicilina), aparece em alimentos e em nosso organismo, formando as substâncias mais importantes para a vida: os aminoácidos, que são partículas que formam as proteínas. As vitaminas, fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, também são aminas.
O principal componente responsável pelo odor do peixe podre é a trimetilamina. E a putrescina e cadaverina são formadas através da decomposição de cadáveres humanos.
Nas industrias, a amina normalmente é usada na fabricação de diversos sabões, em sínteses orgânicas e na vulcanização da borracha. Particularmente, as aminas aromáticas são extremamente importantes na fabricação de corantes.
Existem várias aminas que aumentam a atividade do sistema nervoso, elevam o ânimo, provocam diminuição da sensação de fadiga e reduzem o apetite, sendo por isso, usadas como estimulantes (energizadores fracos). Elas são denominadas genericamente de anfetaminas, o uso dessas substâncias provoca dependência. Uma amina muito comum em nosso dia a dia, que age como um estimulante brando, é a cafeína presente no café, no chá, no pó de guaraná e ainda em alguns refrigerantes e antigripais. A morfina também apresenta em sua estrutura a amina, que é responsável por aliviar dores intensas.
Outras substâncias de grande poder estimulante que apresenta o grupo amina em sua estrutura é a cocaína e nicotina.
AMIDA
Denomina-se amina todo composto orgânico derivado da amônia (NH 3), pela substituição de um hidrogênio por um grupo acila.
Classificação das Amidas
Sua fórmula geral é: , ou abreviadamente, CONH2.
As amidas não são como as aminas, ou seja, não são comuns serem classificadas como secundárias e terciárias, porém são comuns ter radical aquila ou arila no nitrogênio.
A letra N (maiúscula) indica o nitrogênio.
Pórem, são comuns também amidas secundárias cíclicas, que são denominadas IMIDAS.
Nomenclatura das Amidas
Os nomes das aminas são formados com a terminação “AMIDA”.
Importância da Amida nas nossas vidas
A amida mais importante nas nossas vidas é a diamida do ácido carbônico, também denominada ureia. A ureia é usada como fertilizante químico, na alimentação do gado, como estabilizador de explosivos, matéria-prima para produzir plásticos e medicamentos (sedativos,
...