Adrenal Fisiológica
Por: Izadora Veiga • 18/8/2017 • Seminário • 453 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
Supra-adrenais: se localizam acima do rim. São duas glândulas, compostas cada por duas partes: cortical e medular.
- Medular: os produtos são os hormônios produzidos e estimulados pelo simpático. São catecolaminas. EX: Adrenalina, Noradrenalina e Dopamina.
- Cortical: Possui três zonas distintas: Todos os hormônios produzidos pelo córtex são esteróides, ou seja têm um precursor comum, o qual é o colesterol.
- Glomerulosa: produz os mineralocorticóides, que atuam no metabolismo dos minerais. Ex: Aldosterona.
- Fasciculada: Libera glicocorticóides, dos quais o mais relevante é o cortisol. Este atua no metabolismo da glicose.
- Reticular: Produz os androgênios. São hormônios esteróides masculinos como o DHEA e a androstenodiona.
- ALDOSTERONA: Possui duas formas de regulação da secreção: A regulação tônica, ou seja uma forma basal. E essa não é a principal. O ACTH realiza essa regulação. O sódio também pode fazê-la. E a principal regulação é a primária, que pode ser regulado pelos altos níveis plasmáticos de potássio, ou pela SRAA(sistema renina-angiotensina-aldosterona).[pic 1]
Sistema renina-angiotensina-aldosterona:
Renina: enzima produzida pelo rim na situação de diminuição da perfusão renal (queda do fluxo sanguineo no rim). A enzima ECA se encontra no endotélio pulmonar. Ao final da liberação de aldosterona, a pressão arterial é elevada. O aumento do LEC é devido a atração da água com o sódio. Os fármacos bloqueiam o receptor de angiotensina II e isso faz com que a pressão seja diminuída.[pic 2]
Ação fisiológica:
Mineralocorticoides:Alta reabsorção renal de Na+, alta secreção renal de K+ e de H+.
Androgênios: Em mulheres ocorre o crescimento de pêlos axilares e pubianos e a libido. Em homens os mesmos efeitos da testesterona.
- CORTISOL: o controle da secreção do cortisol é feito pelo eixo hipotálamo hipofisiário. O hipotálamo libera CHR, o qual induz a hipófise libera ACTH(produzido através de um pré-pró-hormônio –POMC opoácio,alivio de dor), e essa induz a liberação de cortisol pelo córtex adrenal. (principal forma de regulação). O padrão secretório é pulsátil e diurno, ao entardecer é diminuído. O cortisol é um anti-inflamatório natural. O cortisol tem ação permissiva, ou seja outros hormônios necessitam da presença dele para agir. O cortisol também expressa os receptores da adrenalina e do glucagon. O cortisol aumenta a resistência do organismo perante o estresse, aumenta o numero de receptores β-adrenérgicos no coração e nos vasos (o que mantém a PA e o volume sanguineo).
[pic 3]
Efeitos sobre as respostas inflamatórias: Inibe a síntese e liberação de mediadores inflamatórios (histamina, prostaglandinas e leucotrienos), inibe a liberação de enzimas lisossômicas, baixa vasodilatação (permeabilidade baixa, dificulta a formação de edemas), reduz migração de leucócitos, inibe resposta imune mediada por células, baixa produção de interleucinas (baixa febre).
...