Instituto Politécnico De Tecnologia e Empreendedorismo -I.P.E.T.
Por: Antoniobalate • 11/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 833 Palavras (4 Páginas) • 562 Visualizações
[pic 1]
Instituto Politécnico De Tecnologia e Empreendedorismo -I.P.E.T.
Tema: Relatorio
Lichinga,Outubro de 2018
[pic 2]
Instituto Politécnico De Tecnologia e Empreendedorismo (I.P.E.T.)
TEMA: Relatorio[pic 3]
Discentes:
António Boaventura balate
Lichinga, Novembro de 2018
Índice
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Chegada 5
Historial do FIPAG 5
Tratamento e distribuição da Água 6
Conclusão 7
Introdução
No presente relatório debruçarei resumidamente sobre a expedição levada a cabo na Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada nas mediações da cidade de Lichinga onde ficamos a saber um pouco mais dos Métodos e técnicas de tratamento da água.
Pois quando não efectuados esses processo pré-estabelecidos não só pode como causar danos na sociedade assim como pode contaminar o próprio líquido de extrema importância para vida que é o H2O (água), por isso necessidade de fazer o estudo da água antes de efectuar o tratamento da mesma, de modo a prevenir o uso de matérias não indicados para o tratamento de águas com certas propriedades
Desenvolvimento
Foi aos 01 de Novembro de 2018 que nos dirigimos a ETA (Estação de Tratamento de Água) a uma expedição que contou com a participação em peso dos discentes dos cursos de Construção Civil e Obras Publicas e de Saúde Pública sob orientação do docente da cadeira em causa a Dr. Barsabá Xavier.
Chegada
Primeiramente fez-se uma caminhada do Instituto-ETA e chegado lá fomos recebidos por uma equipa de Técnicos do FIPAG (Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água) que apresentaram-se tecnicamente, ou seja, pelas áreas que os mesmos são responsáveis e não pelos respectivos nomes.
Dum dos técnicos ora presente neste caso do técnico responsável pela rede de distribuição de água do FIPAG ficamos a saber um pouco do historial do surgimento duma ONG/Organização responsável pelo tratamento e distribuição de Agua em Lichinga e desde já começo a descreve-la.
Historial do FIPAG
A primeira organização responsável pelo tratamento e distribuição de água na cidade de Lichinga denominava-se AGUAS DE LICHINGA que surgira no ano 1957 cuja principal fonte de captação era o rio Lichiringo e assim foi funcionando a estinta empresa/Organização.
Pois, no ano de 2002 o mesmo rio foi assolado por uma catástrofe infectando assim a agua provocando assim o abandono do mesmo e a procura duma nova fonte de captacao do precioso Líquido pois o que(liquido) se encontrava no rio anteriormente descrito já era imprópria (mesmo tratada) para o consumo.
Assim sendo em 2003 passou-se a explorar a Mini Cabora, enquanto procurava-se uma fonte que possibilitaria uma maior captação pois a então fonte de captação não conseguia cobrir a demanda populacional da cidade de Lichinga e arredores.
No ano de 2005 teve inicio a exploração da água de outra fonte maior, denominada por Albufeira de Lucumue, e ficamos a saber que o mesmo localiza-se no povoado de Lucumue em Mitava.
Tratamento e distribuição da Água
A Água parte da Albufeira de Lucumue ou Estação de Bombagem zero (EB0) a água é conduzida gravitacionalmente até a Estação de Bombagem um (EB1) pois a mesma nao necessita ser bombeada por uma maquina posteriormente a água é conduzida a Estação de Bombagem dois (EB2) ou seja na própria ETA (Estação de Tratamento de Água) e daí pode se efectua-se o tratamento da água.
...