O Efeito da Solução Tampão No Equilíbrio Ácido Básico Homeostático
Por: Gabriela Quites • 26/5/2015 • Dissertação • 700 Palavras (3 Páginas) • 439 Visualizações
Efeito da Solução Tampão No Equilíbrio Ácido Básico Homeostático
Bioquímica
2015
Sumário
Introdução
As soluções tampões são soluções que resistem a mudanças de ph quando a elas são adicionados ácidos ou bases ou quando uma diluição ocorre. As soluções tampão são essências para os sistemas biológicos devido a regulação do ph tanto no meio intracelular quanto extracelular,ou seja Quando o pH oscila, um sistema tampão promove o retorno do pH aos padrões ideais auxiliando na manutenção da homeostase.
pH x homeostase acido e base
Para sobreviver e manterem-se saudáveis, as células do corpo humano precisam de uma variedade de condições altamente específicas. Essas condições incluem temperatura corporal, pH, concentrações iônicas no sangue e níveis de glicose sanguínea. Por exemplo, o pH do sangue corporal deve ser mantido na variação de 7,35 a 7,45, e um pH acima ou abaixo disto pode ser fatal. Como o corpo produz constantemente produtos residuais metabólicos ácidos, um importante processo homeostático é a remoção desses resíduos para manter o pH sanguíneo necessário.Ou seja o O organismo dispõe de mecanismo (tampões) para manter a [H+] e, consequentemente o pHsanguíneo, dentro da normalidade (ou seja, manter a homeostasia).
O que é Solução Tampão ?
O organismo dispões de três importantes mecanismos reguladores do pH, que atuam em sincronia, com a finalidade de preservar as condições ótimas para as funções celulares. as substâncias chamadas de sistemas "tampão" é um dos três mecanismos ,e eles podem reagir com ácidos ou com bases em excesso nos líquidos do organismo.
Uma solução-tampão é aquela capaz de resistir a variações de pH. Soluções como essa são formadas por um ácido fraco (doador de prótons) e sua base conjugada (aceptora de prótons). Todo o sistema ou processo que dependa do pH, está associadoa um TAMPÃO.EX:
sistemas biológicos
–
sangue, sistemas enzimáticos;
•
reações químicas
–
reações de precipitação, reações eletródicas;
•
biotecnologia
–
lavagem de células, quebrar o DNA, eletroforese
O sistema tampão do bicarbonato e ácido carbônico corresponde a cerca de 64% do total de tampões. Esse sistema é essencial à regulação do equilíbrio ácido-base, porque o metabolismo celular gera muito ácido como produto final, sob a forma de ácido carbônico.
Quando um ácido é adicionado ao sangue, o bicarbonato do tampão prontamente reage com ele; a reação produz um sal, formado com o sódio do bicarbonato e ácido carbônico. Essa reação diminui a quantidade de bases e altera a relação entre o bicarbonato e o ácido carbônico. O ácido carbônico produzido pela reação do bicarbonato do tampão, se dissocia em CO2 e água; o CO2 é eliminado nos pulmões, recompondo a relação de 20:1 do sistema protetor.Quando uma base invade o organismo, o ácido carbônico prontamente reage com ela, produzindo bicarbonato e água. O ácido carbônico diminui. Os rins aumentam a eliminação de bicarbonato ao invés do íon hidrogênio, reduzindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para preservar a relação do sistema tampão.Todos os sistemas tampão do organismo atuam da mesma forma que o sistema bicarbonato/ácido carbônico. O sistema neutraliza o excesso de ácidos ou de bases e em seguida o organismo tenta recompor a relação normal do tampão.
...