Os Ácidos e Bases
Por: Csc12 • 19/11/2019 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
Ácidos e Bases
Conceitos:
Visto que existe uma infinidade de substâncias em nosso planeta, os químicos decidiram separá-las em grupos cujos membros apresentam propriedades químicas semelhantes. Esses grupos são chamados de funções químicas.
Um desses grupos é o da função inorgânica dos ácidos, e esta talvez seja uma das características mais facilmente encontrada nas soluções de ácidos. Como exemplos temos o Ácido acetilsalicílico, encontrado na aspirina e o ácido citrico encontrados nas frutas.
Já no outro grupo as bases, de acordo com a química clássica, é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– em solução aquosa.Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. Como exemplos podemos citar produtos de limpeza, medicamentos como os antiácidos, entre outros.
Porém do ponto de vista químico os Ácidos e bases são dois grupos químicos relacionados entre si. São duas substancias de grande importância e presentes no cotidiano, como vimos anteriormente.
Os ácidos e bases são estudados pela química inorgânica, ramo que estuda os compostos que não são formados por carbono.
São várias as teorias acerca dos Ácidos e Bases, sendo que os principais estudos foram realizados por ARRHENIOS em 1884, por BRONSTED-LOWIS em 1923 e por LEWIS também e 1923. Todos eles tentaram explicar as características, princípios e comportamentos dessas funções, mas basicamente concluíram que ácidos e bases são considerados inversos quimicamente.
Com o passar dos tempos, uma justificativa para a discussão de um grande números de definições de ácido-base, incluindo algumas muito pouco usadas nos dias de hoje, é de se identificar suas similaridades fundamentais, pois, todas definem Acidos em termos de doador de espécies positivas e Base como doadora de espécies negativas, ou seja, aceitadora de espécies positivas.
...