Os Hemiciclos do processo respiratório
Por: Vanessa Sales • 28/1/2018 • Abstract • 2.312 Palavras (10 Páginas) • 547 Visualizações
1ª Explique os hemiciclos do processo respiratório:
R- • Inspiração: ar atmosférico é aspirado para uma região permeável (o pulmão), onde entra em contato com o sangue e permite absorção de O2.
• Expiração: o ar pulmonar é expelido para o ambiente, eliminando CO2 e outros componentes para fora.
Assim, o aparelho respiratório realiza a troca entre O2 e CO2 no pulmão e o aparelho circulatório conduz O2 aos tecidos e remove CO2 deles e leva até o pulmão.
2ª Como o volume e a pressão de um gás estão relacionados segundo a Lei de Boyle-Marionte.
R. quando a temperatura é constante.
O volume de gás é inversamente proporcional à pressão, mantida constante a temperatura.
Equação da lei: P1V1= P2V2
Explica as mudanças de pressão que o ar sofre, ao sair e entrar nos pulmões.
3ª Lei de Gay-Lussac-Charles:
Relaciona o volume de um gás com a temperatura
O volume de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta, mantida constante a pressão.
Equação da lei: V1T2= V2T1
Permite calcular a variação de volume que um gás sofre ao entrar e sair do pulmão, além de outras aplicações.
4ª Lei geral de GASES:
R- A lei dos gases ideais ou gases perfeitos surgiu da combinação de leis que descrevem o comportamento de sistemas gasosos. É a combinação da Lei de Boyle, Lei de Gay-Lussac e lei de Charles, obedecendo a equação PV=nRT
5ª Como ocorre a entrada e saída de ar dos pulmões? (Explique considerando pressão expansão/contração da caixa torácica).
Ventilação (entrada e saída de ar)
•Passiva Não há trabalho muscular na expiração
–Músculos se relaxam
•Há trabalho muscular na inspiração
–Contração muscular
•Ocorre dilatação do tórax (elevação da caixa torácica) e abaixamento do diafragma
–Pulmão acompanha esse movimento
»Pressão negativa interpleural
A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, dá-se pela contração do diafragma e dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma baixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica, fazendo com que o ar entre nos pulmões.
6ª Conceitue os termos:
[pic 1]
7ª Como ocorre a relação entre tensão e pressão alveolar, segundo Laplace:
Em um sistema de tubos com as torneiras A, B, C, dois balões de borracha são cheios diferentemente, um mais do que o outro. Quando a torneira A é fechada, e B e C aberta o balão menor se esvazia com o maior. Isso pq sendo o seu raio menor e a tensão maior a pressão interna deste é maior que a pressão interna do balão C. Ocorre nos alvéolos quando existe obstrução nas vias aéreas superiores.
R- Para se falar em física dos alvéolos é importante conhecer a lei de Laplace . De acordo com Laplace, a pressão dentro de uma bolha é inversamente proporcional ao seu raio e diretamente proporcional à tensão superficial. Em outras palavras, a pressão dentro da bolha aumentará se o raio for reduzido e, diminuirá se a tensão superficial diminuir.. A relação entre P (= pressão), T (= tensão superficial), e R (= raio) é P = 4T/R. Embora os alvéolos não sejam exatamente a mesma coisa que bolhas de sabão, existe uma tendência dos alvéolos menores se colabarem. A atelectasia é a condição que resulta quando um número considerável de alvéolos colapsa. A razão da maioria dos alvéolos não murcharem (paredes colabadas) está relacionada unicamente às propriedades da tensão superficial do surfactante pulmonar. Quando o alvéolo está comprimido, a população de surfactante presente na sua superfície livre é relativamente alta e, por isso, a tensão superficial do líquido alveolar é baixa, diminuindo sua pressão interna. Todavia, quando o alvéolo está expandido, sua superfície interna é grande e a área da superfície livre do líquido alveolar também é grande. O líquido alveolar aumenta sua área livre trazendo moléculas de água do seu interior para a sua superfície, diminuindo a tensão superficial, e consequentemente aumentando sua pressão interna. Assim, a variação da concentração de surfactante na superfície de um alvéolo, diminui a pressão interna de um alvéolo pequeno e aumenta a pressão interna de um alvéolo grande, evitando o colapso dos alvéolos menores.
8ª Efeito Borh e seu efeito simétrico:
Quando a hemoglobina se liga ao oxigênio ela libera prótons H+ e quando ela desliga do oxigênio ela incorpora H+.
Efeito simétrico, se a Hb é colocada em um meio contendo excesso de prótons, ela diminui a sua afinidade pelo O2 e cede O2 (em Ph baixo). Já com o pH mais alto ela aumenta a afinidade por O2.
9ª Como ocorre o efeito Haldane e seu efeito simétrico:
Quando a Hb se liga ao O2, a sua afinidade pelo CO2 é diminuída e quando ela se desoxigena, sua afinidade por CO2 aumenta. Esse efeito também é simétrico. Em um meio de maior pressão de CO2 a afinidade por O2 diminui e em meio de menor pressão de CO2 a afinidade de O2 aumenta.
10ª Descreva os quatro estágios do sistema circulatório:
Quais são do campo elétrico e quais do campo gravitacional.
R- Células dos marca-passos atriais disparam um PA que se propaga através dos feixes nervosos do coração (etapa em campo eletromagnético). Este PA inicia uma contração muscular do coração que ejeta o sangue no sistema de vasos (etapa em campo gravitacional). Os estágios 1 e 2 são eletromagnéticos e 3 e 4 são gravitacionais
Estágio 1: PA disparado(despolarização atrial-miocardio)
Estagio 2: PA se propaga por feixes nervosos (polarização invertida e repolarização do miocárdio
Estagio 3: contração das fibras musculares do coração ejetando o sangue no sistema de vasos.
Estagio 4: circulação da massa sanguínea nos vasos
11. Sobre o ECG humano, esquematize um ciclo normal e o que significa cada onda/trecho.
R[pic 2]-
Onda P: despolarização dos átrios direito e esquerdo. ∙ Onda Q: primeira onda negativa de despolarização ventricular ∙ Onda R: primeira onda positiva de despolarização ventricular ∙ Onda S: primeira onda negativa após a onda R. ∙ Onda T: repolarização (recuperação do potencial estacionário) do ventrículo. ∙ Complexo QRS: despolarização seqüencial das fibras do miocárdio ventricular ∙ Intervalo QT: é o tempo entre a despolarização e a repolarização ventricular.
...