TERMODINÂMICA QUÍMICA APLICADA À INORGÂNICA
Por: Marrycurrie • 4/7/2017 • Trabalho acadêmico • 1.591 Palavras (7 Páginas) • 492 Visualizações
Página 1 de 7
PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
DISCIPLINA: TERMODINÂMICA QUÍMICA APLICADA À INORGÂNICA
SEMESTRE: 2011/1
- a) Em uma experiência para determinar a entalpia de neutralização do HCl com NaOH, Hale, Izatt e Christense [J. Phys. Chem. 67, 2605 (1963)] misturaram soluções de HCl e NaOH em um calorímetro de precisão, sendo a variação de temperatura observada de 0,2064 °C. A quantidade de água produzida pela reação foi de 3,405 mmoles. Além disto, foi determinada eletricamente a capacidade do calorímetro e de seu conteúdo era de 223,9 cal grau-1. Calcule a entalpia de neutralização por mol de HCl. Deverá ser somado algebricamente ao resultado final uma correção de 1,55 cal mol-1 de H2O produzida correspondente à entalpia da mistura das soluções de HCl e NaOH antes que a reação ocorra.
b) A mesma equipe obteve em outro experimento que a entalpia de neutralização do HClO4 é, dentro do erro experimental, a mesma que a do HCl. Por outro lado, a entalpia de neutralização do ácido acético com o NaOH é -13,3 kcal mol-1. Como se explica que as entalpias de neutralização do HCl e do HClO4 sejam idênticas, mas diferentes do ácido acético.
- Considere-se um profissional do ensino da química. Assim, na sala de aula, um estudante faz a seguinte afirmação errônea: “ΔH = ΔE + PΔV; uma vez que o processo em uma bomba calorimétrica ocorre a volume constante, ΔV = 0, assim, ΔH = ΔE”. Explique porque este argumento é incorreto.
- É facilmente demonstrado que ΔH = q ara uma transformação a pressão constante. Considere um processo no qual P não é constante durante toda a transformação, mas que ao final é igual à pressão inicial. É “ΔH igual a q nessa transformação?
- Sabe-se que Cv = (δE/δT)v por definição, mas freqüentemente escreve-se dE = CvdT, sem especificar em que circunstâncias esta expressão é correta, já que geralmente não é. Em que circunstâncias especiais dE = CvdT.
- Em um processo adiabático, q = 0, e em conseqüência q/T = 0/T = 0. como se explica então que seja produzido um aumento de entropia em uma expansão adiabática contra o vácuo. Como você faria experimentalmente para determinar a variação de entropia deste processo.
- Explique porque ao utilizar-se a entropia como critério de espontaneidade deve-se considerar ΔSuniverso = ΔSsistema + ΔSvizinhança, mas no caso da energia livre de Gibbs se considera simplesmente ΔGsistema e não ΔGsistema + ΔGvizinhança.
- Uma pessoa que tem conhecimento superficial de termodinâmica consulta você sobre a seguinte dificuldade: “Li em um livro texto diz que a reação 2H2 (g) + O2 (g) → H2O (g) é espontânea, mas o ΔS é negativo para esta reação, como se deduz da tabela de entropias segunda a terceira lei. Uma vez que a entropia tem que aumentar em todos os processos espontâneos, pode-se então afirmar que esta reação não é espontânea e que este é um erro do livro?” Explique qual a suposição incorreta que esta pessoa faz, qual deve ser o correspondente enunciado correto e quais as condições particulares, se existirem, sob as quais a suposição original e a conclusão poderiam chegar a ser corretas.
- Um sólido em seu ponto de fusão Tf passa para o estado líquido liberando irreversivelmente uma quantidade de calor q.
- Discuta a diferença entre processos reversíveis e irreversíveis.
- É certo afirmar que neste processo ΔS = q/Tf? Se certo, explique porque está justificado ignorar o fato do processo ser irreversível; e se errado, como pode ser obtida uma expressão correta de ΔS.
- 100 g de nitrogênio, a 25 °C, são mantidos por meio de um pistão sob 30 atm de pressão. A pressão cai subitamente a 10 atm e o gás expande-se adiabaticamente. Ce Cv, para o nitrogênio, é igual a 4,95 cal grau-1, calcular a temperatura final do gás. Quais os valores de ΔE e ΔH para o processo. Indique as considerações que fez para resolver este problema.
- Um mol de gás ideal monoatômico sofre uma transformação cíclica que está mostrada no gráfico abaixo. Complete as informações requeridas na tabelas 1.
[pic 1]
Etapa | Q / J | W / J | ΔE / J | ΔH / J |
A | ||||
B | ||||
C |
- O calor de formação do HBr (g) a partir do H2 (g) e do Br2 (g), a 25 °C, é de -9 kcal mol-1. Supondo que todos os gases diatômicos têm uma valor de Cp constante e igual a 7 cal grau-1 mol-1, (a) demonstre qual será o calor de formação do HBr (g) a 125 °C. (b) Se 1 mol de H2 (g) e 10 moles de Br2 (g) reagem em uma bomba calorimétrica isolada, então, desconsiderando a capacidade calorífica da mesma, calcular a temperatura final se a inicial era de 25 °C.
- A dissolução de carbonato de sódio em água, mostrada baixo, é utilizada para resfriar bebidas enlatadas (por exemplo: cerveja) colocando uma camisa exterior que contenha este sal e adicionando água a quando se deseja resfriar. Como caso típico, se utiliza 0,2 moles (60 g) do sal, a camisa contem 200 g de água e o recipiente interior contem 200 g de bebida (considere 100% de água). A temperatura inicial é de 20 °C, as capacidades caloríficas são: da água e da solução = 1 cal grau-1 g-1, solução = 0,8 cal grau-1 g-1, sal sólido = 0,20 cal grau-1 g-1 e recipiente 10 cal grau-1. Determine a temperatura a qual se resfriará a água nestas condições. Um diagrama esquemático é mostrado abaixo.
Na2CO3.10H2O + água = solução, ΔH = 16,2 kcal.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com