Todos os polímeros são macromoléculas, porem nem todas as macromoléculas são polímeros
Por: tamarmonteiro97 • 8/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.483 Palavras (10 Páginas) • 446 Visualizações
Escola Secundária Jorge Barbosa - São Vicente
POLIMEROS E SUA APLICAÇÃO NA INDUSTRIA
Trabalho de Grupo da disciplina de Química
Docente: António Fernandes
[pic 1]
“Todos os polímeros são macromoléculas, porem nem todas as macromoléculas são polímeros”
Elementos do Grupo:
Carlos Cruz
Marisa Neves
Lidiane Sousa
Paulo Ferro
Tamar Monteiro
Índice
INTRODUÇÃO
Historia dos Polímeros
Conceito
Reação de Polimerização
Reação de Adição
Reação de Condensação
Classificação dos Polímeros
Quanto à natureza da cadeia
Polímeros de cadeia heterogênea
Polímeros de cadeia homogénea
Quanto à estrutura
Lineares
Ramificados
Tridimensionais
Quanto à apresentação espacial dos monómeros
Atácticos
Táticos
Quanto à ocorrência
Naturais
Sintéticos
Artificiais
Quanto ao tipo de reação (método de preparação)
Polímero de Condensação
Polímeros de Adição
Quanto à composição
Copolímeros
Homopolímeros
Quanto a morfologia no estado sólido
Amorfos
Cristalinos
Semi-cristalinos
Tipos de Polímeros
Termofixos
Elastómeros
Termoplásticos
Nomenclatura
Polimeros de estrutura complexa – IUPAC:
Polimeros de estrutura simples – Tradicional
Propriedades
Aplicação e Importância na Industria
Reciclagem
CONCLUSÃO
Bibliografia
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de Química foi-nos proposto um trabalho a cerca dos Polímeros e sua Aplicação na indústria. Nós abarcamos vários assuntos em volta dos polímeros tais como: os procedimentos em volta de sua nomenclatura, tipos de polímeros, as suas várias classificações possíveis, como se dá a sua reciclagem. Vimos também o quão e importante e difícil é a produção dessas macromoléculas. Ao iniciarmos o trabalho tivemos em mente que o importante não era apenas fazer um trabalho escrito, mas também sair dele com uma perceção dos vários assuntos que rondam os polímeros, e estar inteiramente dentro do assunto de maneira tal que ao sermos questionados acerca dessas moléculas gigantes do nosso quotidiano não ficássemos indiferentes. Mas o mais importante é que cumpriu-se as exigências do Professor
Historia dos Polímeros
Esses compostos vagueiam há milhares de anos no nosso planeta. O amido é um claro exemplo dessa existência temporal, sendo ele consumido nos períodos da pré-história; ou ainda a celulose (polímero mais abundante na natureza), dá origem ao algodão que já era utilizada no fim do último Período Glacial a cerca de cento e cinquenta mil anos. A partir dos meados do século XIX começou-se a dominar o fabrico de polímeros artificiais, isto é, a partir de macromoléculas naturais passou-se a produzir polímeros. Mas foi só no início do século XX é que o químico Hermann Straudinger veio a publicar um artigo que dizia que os polímeros tais como: a celulose, o amido, as proteínas e a borracha natural seriam uma longa cadeia de unidades que se repetem ligadas por ligações covalentes. Essa descoberta ou afirmação de Hermann Straudinger foi o que o fez ser considerado o Pai da Química dos Polímeros e ser galardoado com o Prémio Nobel em Química no ano de 1953. Com o passar dos anos tornou-se possível a produção de polímeros cada vez mais baratos e sofisticadas graças á desenvoltura dos processos de Polimerização.
Conceito
Polímeros não são nada mais que um aglomerado/conjunto de monómeros (unidades estruturais dos polímeros) que ao repetirem-se variadíssimas vezes vão dar origem às macromoléculas a partir dos processos de polimerização. Podendo ser os polímeros materiais orgânicos ou inorgânicos.
Reação de Polimerização
É uma reação química que consiste na ligação de monómeros (meros) dando origem a polímeros. As reações de polimerização podem ser de duas ordens, podem ser de Adição dando origem a polímeros de adição e Condensação as que dão origem a polímeros de condensação. Geralmente se obtém os monómeros através do petróleo, gás natural, podendo ser possível também obtê-los a partir do CO2, carvão, madeira ou álcool.
...