A Dança Nas Escolas
Por: kaykywcf • 8/4/2020 • Projeto de pesquisa • 314 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
A dança sempre esteve presente na cultura do homem desde os tempos primórdios e está em constante evolução até o tempo atual, porém nessas últimas décadas, a dança não está muito presente nas aulas de educação física e um dos motivos são as dificuldades que os professores tem encontrado ao propor a atividade aos alunos.
Com certas pesquisas realizadas, ficou em evidente que nas maiorias das escolas só se trabalha a dança em apresentações culturais, e em datas comemorativas, enquanto as outras escolas frisam a importância da dança no ensino dos alunos. Um dos motivos de os professores não programarem aulas de dança para seus alunos é o sexismo presente em alguns jovens, mais especificamente pelo sexo masculino que tem uma visão que a dança é somente para o sexo feminino.
Um dos fatores que leva a não aceitação da dança tanto por meninos e meninas está ligado ao conceito de dança que herdamos no decorrer de nossa história.
De acordo com Darido (2007, p. 107):
o que podemos constatar que por força do processo de transmissão cultural reforçam-se os preconceitos, colaborando para que as meninas não tenham as mesmas experiências que os meninos, criando-se então uma cadeia de situações que leva a exclusão e a falta de motivação por parte dos mesmos quanto a prática de educação física.(DARIDO, 2007, p. 107)
Então para evitar que ocorra o sexismo é importante que o professor crie atividades evitando ações que atribua a prática apenas a um gênero e sim que englobe todos.
Enquanto aos tipos de dança abrangidos pelos docentes entre eles está a dança de salão também conhecida como forró, que tem vários movimentos, exercitando muito bem o corpo. É possível fazer várias atividades para os alunos com isso trazendo vários benefícios, tais como bem estar físico, expressar movimentos naturais, expressão de gostos, estimula a afetividade entre os alunos e a criatividade.
...