A Dança enquanto conteúdo da educação física
Por: Alzira Gomes • 6/12/2017 • Relatório de pesquisa • 481 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A dança é a forma de educar através da arte. Sendo importante para a educação, tem como um dos propósitos, alcançar o desenvolvimento dos aspectos afetivo e social, portanto esta prática propicia aos alunos grandes mudanças comportamentais, tanto internas e externas, ou seja, na forma de pensar e expressar.
Dentro da Educação Física a dança ajuda na formação do ser humano a resgatar os sentidos e simbologias de diversas culturas, principalmente na comunicação e expressão.
É uma forma de resgate cultural, pois ao estudar tal tema aprende-se a história que a originou. Ajudando a despertar a identidade social dos alunos e auxiliando na construção da cidadania.
Apesar de sua relevância histórica, atualmente a dança é tratada como uma forma de extravasamento de energia ou um componente folclórico, isto é, uma diversão nas épocas festivas. Sendo totalmente descontextualizada no currículo escolar.
Devido a sua banalização curricular, a dança, em sua maioria, é ensinada por professores sem qualificação para o assunto, bem como de forma desordenada ou aleatória, sem qualquer aprofundamento no conteúdo proposto para Educação Física na escola.
Os professores que ensinam Educação Física compreendem a importância do assunto nas salas de aula, mas por motivos financeiros, falta de qualificação ou por falta de afinidade com o conteúdo a ser ministrado, os alunos deixam de vivenciar a dança enquanto fonte educacional, e quando são ensinadas, em sua maioria, apresentam lacunas devido seu planejamento desorganizado ocasionando escolhas inapropriadas de conteúdo, métodos e avaliações, uma vez que não basta apenas montar coreografias, precisa conhecer o que vai transmitir. Isso porque, a dança dentro da Educação Física precisa estar dialogando com a consciência e disposição que acompanhe as relações e comportamentos, estrutura e personalidade da sociedade. E quando isso não é respeitado, ocorre um desinteresse naquele que passar o assunto e naquele que receber, fazendo com que esportes tradicionais (basquete, futebol e vôlei) ofusque a dança e transformando a dança em algo sem valor.
Através da dança o aluno consegue aprende diversas culturas e tradições, podendo ampliar seu intelecto, assim como, ajuda no aprimoramento de habilidades físicas ao descobrir uma nova linguagem corporal. Dessa forma, tornando cidadão críticos, participativos e responsáveis.
A dança dentro da educação física mostra ser crucial na formação do ser humano, pois é com ela que também se aprender os costumes e tradições dos povos ao longo dos anos. A Educação Física e a dança devem, ao trabalharem juntas, relacionar seus conteúdos a partir de sua relevância social e contemporaneidade.
Sendo nítido que o processo de ensino-aprendizagem não cumpre sua função, já que os sujeitos, professor e aluno, devem trocar conhecimentos e experiências sobre o que estão ensinando e aprendendo. Estando o professor presente como mediador utilizando meios pedagógicos e psicológicos como instrumento de ensino. E os alunos respondendo e também sendo mediadores dos outros alunos que ainda não conseguiram alcançar o que está sendo ensinado.
...