A Educação Física Escolar
Por: Jefferson Rosa • 5/3/2020 • Monografia • 3.688 Palavras (15 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
AGRADECIMENTOS
- Agradeço a Deus por ajudar-me a chegar ao final dessa etapa em minha vida e por ter colocado pessoas maravilhosas nessa caminhada, para as quais eu declaro a minha mais alta estima e sinceros agradecimentos.
- A minha esposa Adriana e meu filho Larsson por estar sempre presente me incentivando e me dando todo apoio que precisei durante todos os momentos difíceis.
- A minha família, em especial a minha mãe e minha Vó.
- A meus sogros, cunhado e cunhadas.
- Aos professores Lucas Bello Oliveira, Maiquel kellerman e Daniele Santiago por todos os ensinamentos.
- A Prof.ª Denise Bicalho por me auxiliar e orientar ao longo da graduação.
- As Professoras Jurema Marcuzzo, Telma Becker, Daniela Peixoto e Arthur Becker por me auxiliar e orientar no meus estágios I e II.
- Aos Professores Frank Conrado, Edson Lorentz e Janaina Almeida por me auxiliar e orientar no meu estagio III.
- Aos colegas de trabalho do Banrisul em especial ao Jailso Soares e Tio Juca, também aos colegas do Banco do Brasil em especial aos colegas Edirson Machado e Charles Cassol, a vocês fica o meu eterno obrigado por todo o esforço que fizeram diversas vezes para que eu pudesse participar das minhas aulas.
- Aos colegas de prefeitura, em especial aos colegas do hospital Pedro Calil, ao Giovane Concari por todas as trocas de serviço, ao Joceli Cassol por sempre estar disponível emprestando-me até seu notebook pessoal quando precisei, a Iara Moraes pela amizade e pelas excelentes jantas. Agradeço a vocês por tudo, e a vocês fica o meu obrigado.
- Ao Ex Diretor Gilson Severo, por estar sempre disponível para carimbar e assinar documentos quando precisei e por ter me levado para trabalhar no hospital algo que enriqueceu-me muito e ajudou com que eu finalizasse meu curso.
- A Ex Diretora Daniela Simões, por sempre se colocar à disposição, coisa rara no meio em que vivemos onde cada um costuma olhar só para o seu nariz.
- Aos colegas Mauricio e Patrícia pela parceria, pela cumplicidade e por todas as caronas.
ROSA, Jefferson. Educação Física Escolar. Ano de Realização, 2018, 16 Folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física). Universidade Norte do Paraná, Santa Maria, 2018.
RESUMO
O presente trabalho foi realizado para exemplificar o quanto é importante a educação física no âmbito escolar para que os alunos não sofram com o mal da obesidade. A Educação Física, como disciplina curricular, tem muita importância para promover mudanças significativas relacionadas a saúde, a educação física busca através das práticas corporais a melhor forma para ajudar os alunos a construírem um estilo de vida mais saudável. Este estudo objetivou–se em investigar qual a importância da educação física para que consigamos combater esse mal chamado obesidade, bem como todas as doenças que vem atreladas junto ao excesso de peso no âmbito escolar.
Palavras-chave: Obesidade; Educação para a Saúde; Educação Física Escolar; Professor de Educação Física.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 TEMA DO PROJETO 7
1.2 JUSTIFICATIVA 7
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 8
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 9
1.5 OBJETIVOS 9
2 REVISÃO DE LITERATURA 10
3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 12
4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 13
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
6 REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa agregar conhecimento para a construção de uma método eficaz na luta contra a obesidade na escola. A obesidade vem aumentando significativamente e ela determina várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.
Acredita - se que seja de fundamental importância que as crianças entendam que muitos são os fatores que levam uma pessoa a ser obesa. Além do sedentarismo devemos considerar outros como o psicológico, que interferem indiretamente no acúmulo de gordura, pois a ansiedade é a maior inimiga de quem se encontra acima do peso, uma vez que para compensar esta ansiedade a pessoa acaba por ingerir uma quantidade exagerada de alimentos; os fatores genéticos também contribuem, filhos de pais obesos têm predisposição para serem obesos, estudos já comprovaram que filhos de pais obesos tem grande risco de as crianças se tornarem obesas; os fatores culturais também podem influenciar, sendo que a cultura de uma região pode exercer influências sobre os hábitos alimentares.
Mas dentre todos os fatores que predispõe à obesidade, o maior e mais declarado é o consumo de mais calorias do que o organismo necessita, ou seja, as pessoas não se alimentam de maneira equilibrada e devido a toda comodidade existente no cotidiano, advindo do progresso tecnológico, a vida se torna cada vez mais sedentária. E se o organismo não utiliza a energia que adquiriu, essa energia se transforma em gordura que se acumula no corpo.
A Educação Física tem como meta a conservação da saúde, então usamos esta ideia para promover a informação sobre a Obesidade e fornecer subsídios para os alunos conhecerem formas de prevenção para essa doença, no qual será a melhora no padrão alimentar e a prática de atividade física, onde dentro da escola a prática de atividade física está vinculada à Educação Física (CORNACHIONI, 2011).
...