A Ginástica Geral
Por: tamirisfranco • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 427 Visualizações
Ginástica Geral
A partir do século XIX, já no inicio temos a ginástica europeia, representados principalmente pelas escolas de ginastica alemã, sueca e francesa.
O ano de 1800 é considerado uma data muito especial, pois foi este ano que surgiu a atual ginastica, para Langlade (1986), “dai em diante, a ginastica evoluiu incessantemente, não havendo alcançado ainda hoje formas definitivas”.
A denominação ginastica remonta as épocas anteriores ao século XIX. A sua origem etimológica vem do grego gymnastiké – “ Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade” (grifo meu)- e gímnós- “nu, despido” (Ferreira 1986) uma ideia entre o exercício físico e a nudez, do livre, do limpo, de desprovido ou destituído de maldade, do imparcial, do neutro, do puro ...
Para os Gregos, ginástica significava exercícios físicos em geral, a qual este compreendia corrida, lançamentos, saltos, lutas, entre outros... (todos os exercícios denominados na atualidade atletismo ou esporte- Langlade e Langlade, 1986). Sendo assim as suas primeiras sistematizações estendido na sociedade europeia. O termo ginástica englobava práticas corporais, como: jogos populares e da nobreza, acrobacias, saltos, corridas, exercícios militares de preparação para a guerra, esgrima, equitação, danças e canto (Soares, 1998)
O movimento Ginástico Europeu pode ser estendido de acordo com Soares como o conjunto, sistematizado pela ciência e pela técnica, do que ocorreram em diferentes países ao longo do século XIX, principalmente na Alemanha, Suécia, Inglaterra e França.
A cultura grega, compreendia ginástica relacionada a ideia de saúde, beleza e força. Segundo Soares o movimento Ginástico Europeu acentuava finalidades comuns, como regenerar a raça, desenvolver a saúde, a coragem e a força para servir a pátria nas guerras e nas indústrias.
O circo era uma atividade que exercia grande fascínio na sociedade Europeia do século XIX.
Após aproximadamente quase sem anos sem modificações mais significativas nas linhas originais da ginástica entre 1900 e 1939, tiveram inicio de três movimentos ginásticos: o movimento do Oeste na França, o movimento do Centro na Alemanha, Austrália e Suíça; acentuou-se uma fase de “influência recíproca e universalização dos métodos ginásticos”.
A denominação ginastica geral foi proposta pela FIG no final da década de 1970 e no inicio da década de 1980.
O Professor JEAN WILLISEGGER da suíça,(presidente do comitê técnico de ginastica geral (GG), das atividades gímnicas em suas bases, e também pela sua fácil tradução. O termo ginástica geral passa, então a ser utilizado para marcar a diferença de “ginastica geral”, em suas bases, não competitivas, e a ginástica competitiva, esportivizada.
Em 1984, foi oficializado o Comitê Técnico de ginástica geral (CTGG) da federação Internacional de ginástica, durante o congresso da FIG realizado em Los Angeles por ocasião dos Jogos Olímpicos. A partir dai iniciou-se um processo mais intenso de divulgação da GG nas diversas federações nacionais filiadas à FIG, pode se dizer que a década de 1980 assinalou a propagação da GG.
Há indícios que o nascimento da ginástica geral no interior da FIG, foi por volta da década de 1950.
A ginástica geral no Brasil
Diz que a historia da ginástica, teve seu começo com a colonização dos alemães. Conhecido como percursor da ginástica JONHANN FRIEDRICK LUDWIG JAHN, tem o reconhecimento como o “pai da ginástica olímpica”.
A colonização que iniciou no Rio Grande do Sul, se espalhou durante um longo tempo, para ver em 1951 a oficialização da ginástica olímpica, com as Federações do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Esta historia tão cuidadosamente registrada pelo Professor NESTOR SOARES PÚBLIO, mostra que em 1951 foi o ano onde as atitudes consolidaram os fatos que proporcionaram as maiores mudanças.
Foi neste ano que a ginástica, filiou-se a confederação Brasileira de Desportos- CBD, realizou o primeiro Campeonato Brasileiro em São Paulo, e o Brasil filiou-se a Federação Internacional de Ginástica – FIG.
O crescimento da ginástica se concretizava a cada ano, com um incansável e determinado trabalho realizado entre 1951 a 1978.
Desse a década de 1980, o desenvolvimento da GG vem ocorrendo no Brasil. Época em que foi oficializado o Departamento de ginástica geral na Confederação Brasileira de ginástica.
Na década de 1980 alguns fatores, assinalaram sua fase inicial da expansão da GG.
Os “festivais Nacionais de Ginástica – FEGIN” realizados anualmente na cidade de Ouro Preto (Minas Gerais) a partir de 1982 (até o ano de 1992), organizados pelo Professor Carlos R.A. de Rezende, sob inspiração da Word gymnaestrada (a oficialização do FEGIN como Festival Nacional de ginástica geral ocorreu em 1985).
...