A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Por: kesiagisele • 29/10/2022 • Trabalho acadêmico • 3.175 Palavras (13 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]
FACUMINAS - FACULDADES DE MINAS
MARIA APARECIDA ROSA DE SOUZA
A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
RONDONÓPOLIS - MT, 2022
FACUMINAS – FACULDADES DE MINAS
A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Trabalho de conclusão de curso apresentado à FACUMINAS de Coronel Fabriciano – MG como requisito para obtenção do diploma do Curso PSICOPEDAGOGIA E GESTÃO ESCOLAR sob orientação da professora Tâmmilla Duarte Ribeiro Lisboa
RONDONÓPOLIS - MT, 2022
FOLHA DE APROVAÇÃO
Maria Aparecida Rosa de Souza
A importância do Psicopedagogo na Instituição Escolar
BANCA EXAMINADORA
Prof. (a). Carolina da Silva Arruda
Prof. (a). Tâmmilla Duarte Ribeiro Lisboa
RONDONÓPOLIS, DATA, 2022
RESUMO
Iniciamos nosso trabalho relatando sobre o surgimento da Psicopedagogia em território Europeu, no século XIX, podemos destacar algumas contribuições teóricas da França e o percurso efetivado na Argentina. A Argentina foi o país de participação efetiva no avanço da Psicopedagogia brasileira. Iremos apresentar como nesses últimos anos têm crescido o número de crianças matriculadas na escola regular que apresentam déficits de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo contribuir com o volume de material para pesquisa dentro da área de trabalho da psicopedagogia institucional, podendo auxiliar pais, pesquisadores, profissionais de áreas e futuros psicopedagogos a entender a importância do trabalho do psicopedagogo para ao trabalho do professor.
Palavras-chave: crianças, escola, institucional, psicopedagogo.
Abstract: We started our work reporting on the emergence of Psychopedagogy in European territory, in the 19th century, we can highlight some theoretical contributions from France and the path carried out in Argentina. Argentina was the country of effective participation in the advancement of Brazilian Psychopedagogy. We will present how in recent years the number of children enrolled in regular schools who have learning deficits has grown. The present work aims to contribute with the volume of material for research within the work area of institutional psychopedagogy, being able to help parents, researchers, professionals of areas and future psychopedagogues to understand the importance of the work of the psychopedagogue to the work of the teacher.
Keywords: children, school, institutional, psychopedagogue.
SUMÁRIO
Sumário
1. INTRODUÇÃO 6
2. A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA 7
3. A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO PARA O TRABALHO DO PROFESSOR 10
4. OBJETIVOS 14
4.1. Objetivo Geral 14b
4.2. Objetivos Específicos 14
5. CONCLUSÃO 15
6. REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
A psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda a aprendizagem dos seres humanos. Essa ciência se dedica a compreender como os indivíduos aprendem, quais as dificuldades podem surgir nesse processo e como potencializar o aprendizado. Para a psicopedagogia, a aprendizagem é um ato complexo, que envolve condições cognitivas, sociais e afetivas. Isso significa que além dos aspectos biológicos: identificando algum distúrbio (por exemplo: dislexia ou déficit de atenção), lembrando que é preciso compreender qual é o contexto social e cultural e como são as relações familiares dos indivíduos. A psicopedagogia é considerada um campo de estudo interdisciplinar, que envolve diferentes disciplinas. Reúne conhecimentos da psicologia e da pedagogia, mas também de áreas como a pediatria, a fonoaudiologia e a antropologia.
Para BOSSA (2007) A psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda o problema de aprendizagem. Como se preocupa com esse problema, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem, estudando assim as características da mesma. É necessário comentar que a Psicopedagogia é comumente conhecida como aquela que atende crianças com dificuldades de aprendizagem. É notório o fato de que as dificuldades, distúrbios ou patologias podem aparecer em qualquer momento da vida e, portanto, a Psicopedagogia não faz distinção de idade ou sexo para o atendimento.
O Psicopedagogo tem a função de procurar criar habilidades e competências para solucionar problemas de aprendizagem. Este profissional deve promover o desenvolvimento cognitivo através da aprendizagem, socializando os conhecimentos disponíveis. Entender como uma pessoa aprende é importante para a construção das práticas de ensino e para auxiliar aqueles que apresentam alguma dificuldade em adquirir novos conhecimentos.
É importante transmitir a Importância do Psicopedagogo dentro da Instituição Escolar, apresentando conceitos, definições e ferramentas necessárias para focar na Psicopedagogia Institucional Escolar, seus passos de atuação em centros de ensino, com alguns conhecimentos fundamentados de bibliografias que abordam teorias e práticas Psicopedagógicas no âmbito escolar, buscando conhecer qual a relevância e os processos de realização da aprendizagem e respectivas metodologias do ensino.
...