A INICIAÇÃO À GINÁSTICA ARTÍSTICA
Por: Núcleo Cristo Vive BE • 6/4/2019 • Trabalho acadêmico • 620 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1][pic 2]
POLO: UAB - Boa Esperança - Licenciatura - Educação Física
NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Elisângela Gamarano de Freitas
DISCIPLINA: INICIAÇÃO À GINÁSTICA ARTÍSTICA
NOME DO PROFESSORA: Roseana Mendes
NOME DO ALUNO: Jovane Jose de Carvalho
DATA:30/outubro/2018 Valor 10 pontos . Nota: _______________
PRAZO PARA ENTREGA: DE 11 DE OUTUBRO A 31 DE OUTUBRO ÀS 23H E 55MIN
TAREFA relacionada à unidade 4 A GINÁSTICA ARTÍSTICA COMO CONTEÚDO ESCOLAR
Sub item: 4.1 PEDAGOGIA DA GINÁSTICA
TRABALHO – PLANO DE AULA
Nome da escola: Escola Municipal Recanto dos Sonhos
Turma (Ano escolar): 5º ano do ensino fundamental I
Professor: Jovane Jose de Carvalho
Disciplina: Educação Física
Conteúdo: ginástica artística
Tema: Brincando com a Ginástica
Tempo de aula: 50 minutos
Objetivo geral: Apresentar para os alunos de maneira prática alguns dos fundamentos utilizados na Ginástica Artística de Solo, trazendo a vivencia dos movimentos de maneira lúdica.
Estratégias/ metodologia: Para esta primeira aula de ginastica artistica o foco é apresentar a modalidade aos alunos de forma que atraia a sua atenção para a modalidade e que incentive o aluno a querer participar da aula em si. Nesta aula vamos apresentar alguns fundamentos da Ginástica Artística aos alunos e coloca-las dentro de uma atividade ludica para que o aluno aprenda a fazer por vontade propria.
Num primeiro momento iremos reunir os alunos no centro da quadra e iremos realizar um alongamento completo, seguida de uma brincadeira de pular cordas para aquecimento. O primeiro momento da atividade o professor ainda no circulo da quadra vai ensinar o fundamento do avião aos alunos onde o aluno deve manter uma perna no chão e elevar a outra para trás com os braços abertos, todos os alunos vao tentar fazer, daí irá lhes ensinar o movimento carpado com as pernas onde o aluno vai manter os braços esticados e elevar a perna para o alto sem dobra-la. Em seguida com o apoio de dois colchões finos o professor irá lhes ensinar os rolamentos de frente e de costas.
Agora com esses fundamentos o professor vai por seus alunos para brincar de um jogo o de estatua, funciona como se fosse uma brincadeira de piquepega, porém quando o aluno for pego deve ficar imóvel onde estiver. A regra da brincadeira é a seguinte, quando o aluno fizer a ponte ou o carpado não pode ser pego e se for pego e fizer um rolamento para frente ou para tras está a salvo. Isso irá incentiva-los a realizar os fundamentos de uma maneira lúdica.
Recursos: 2 colchões finos, banco suéco, quadra, apito.
Avaliação: Para avaliação do desenvolvimento utilizando o banco suéco e dois colchões finos faremos uma brincadeira de sequencia de fundamentos que irá funcionar da seguinte maneira. O professor vai Montar um pequeno circuito da seguinte forma, o banco sueco e na frente dele os dois colchonetes a uma distancia um do outro. No banco cada aluno irá passar por três momentos no começo quando subir no banco vai fazer um movimento que o professor pedir como fazer um avião, dai ele anda pro meio do banco e realiza outro fundamento como o carpado com uma perna e carpado com a outra, e no final do banco realiza outro fundamento que o professor pedir, assim como saltar do bancoem posição grupada e nos colchonetes fazer outro fundamento fazer um rolamento pra frente e outro pra tras, um em cada. O aluno que apresentar dificuldade o professor ajuda no desenvolvimento da atividade.
...