A INICIAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NO VOLEIBOL
Por: aganette1 • 4/4/2018 • Monografia • 1.941 Palavras (8 Páginas) • 297 Visualizações
LEIDINALDO AGANETTE DE OLIVEIRA 1168569
ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE NO VOLEIBOL
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROF. ALDO COELHO SILVA
CENTRO UNIVERCITARIO CLARETIANO
BELO HORIZONTE
2016
INICIAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NO VOLEIBOL
Leidinaldo Aganette de Oliveira
Aldo Coelho Silva
RESUMO
No estudo fora analisado, por meio da revisão de literatura, os possíveis benefícios ou malefícios da especialização precoce no voleibol e se há uma idade ideal para começar a praticar o mesmo. Em um primeiro momento, o estudo mostrou a origem da modalidade e os possíveis motivos que levam as pessoas a procurarem cada vez mais cedo à prática dessa modalidade. Depois foi discutido se há, na literatura pesquisada, um consenso sobre a melhor idade para começar a praticar o voleibol. Com base nas respostas encontradas foi descrito o conceito de especialização precoce e discutido a influência da especialização e o desenvolvimento motor do praticante e assim visto que não há uma idade específica para a iniciação no voleibol, mas sim uma observação criteriosa do profissional para que seja trabalhado ao atleta afim de alcançar os objetivos.
Palavras chave: voleibol, iniciação, especialização precoce.
ABSTRACT
In the study the literature reviewed the possible benefits or harms of early volleyball specialization and if there is an ideal age to start practicing the same. At first, the study showed the origin of the modality and the possible motives that lead people to look increasingly early to the practice of this modality. Then it was discussed whether there is a consensus in the researched literature about the best age to start practicing volleyball. Based on the answers found, it was described the concept of early specialization and discussed the influence of the specialization and the motor development of the practitioner and thus since there is no specific age for initiation in volleyball, but a careful observation of the professional to be worked The athlete in order to achieve the goals.
Keywords: Volleyball, initiation, early specialization.
INTRODUÇÃO
Willian George Morgan (1895), após observar que a maioria de seus alunos não se adaptaram a prática do basquetebol, em razão dos choques e lesões, procurou como alternativa para suas aulas um jogo com menor contato físico e que motivasse seus alunos, inspirado no tênis separou os adversários por uma rede e criou um esporte cujo objetivo era passar a bola por cima da rede para a quadra adversária, chamando esse esporte de minonette, e mais tarde de voleibol. O voleibol sofreu várias intervenções durante os anos. Hoje é praticado em uma quadra retangular (18 x 9m), dividido por uma rede, e disputado por duas equipes de seis jogadores. O objetivo dessas equipes é golpear a bola de forma que ela passe sobre a rede em direção ao campo defendido pelo adversário, evitando que ela caia no solo de seu próprio lado (BOJIKIAN, 2008).
Nos últimos anos houve um aumento na procura da prática dessa modalidade. Milisted et al (2010) afirmam que há muitos motivos para uma pessoa iniciar em um determinado esporte. Para Bojikian (2003), a mídia televisiva fez com que independente da classe social, o brasileiro começasse a se interessar mais pelo voleibol procurando entende-lo e praticá-lo. O espaço dado pela mídia, fez com que surgissem vários ídolos dessa modalidade, fazendo com que crianças e jovens, espelhados em seus ídolos começassem a praticar a modalidade visando ser um futuro campeão. Muitos pais acreditando na possibilidade de seu filho se tornar um atleta profissional inicia seu filho cada vez mais cedo na modalidade achando que quanto mais cedo a criança começar a treinar a modalidade melhor tecnicamente e maior chance esta criança terá no esporte.
O possível aumento da prática na modalidade de voleibol, devido a influências midiáticas (BOJIKIAN, 2002), é um fator importante para a verificação da idade ideal para o começo do treinamento na modalidade em questão.
Importante ressaltar que a prática como lazer e a prática sistematizada são distintas e, aqui, as questões reflexivas foram centradas nas práticas sistematizadas, uma vez que, segundo Bojikian (2002), somente a prática do voleibol não torna rico o repertório motor do indivíduo, podendo o mesmo ser benéfico apenas a curto prazo.
Identificando os benefícios e malefícios na especialização precoce no voleibol pensando no alto nível e quais modelos de treinamento são eficazes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Dessa forma, a questão chave é se existe uma idade ideal para a iniciação no voleibol. De acordo com Milisted et al (2010), alguns estudos centrados nas concepções de treinadores e especialistas portugueses sobre a formação do jogador de voleibol, oferecem algumas referências, embora não conclusivas, sobre a identificação da melhor idade para se iniciar a prática do voleibol.
Estriga e Maia (2003), (apud Milsted et al, 2010), consideram que não existe uma idade ideal para o início da prática regular do esporte. Já o estudo de Fernandes (2004), citado por Milisted et al (2010), aponta a idade entre 10 e 12 anos, como a ideal. Mas com a importância social e econômica que o voleibol alcançou nos últimos tempos, as crianças e adolescentes começam a praticar o esporte cada vez mais cedo, visando participar de competições entre outros interesses. Em diversos países a competição voltada para uma única modalidade começa muito cedo em equipes de base, o que acarreta uma carga de treinos exaustivos e especialização precoce da criança e do adolescente. A situação no Brasil não é diferente, segundo os autores as crianças se especializam em apenas um esporte, e isso pode levar a problemas físicos, psicológicos e motores futuros.
...