A Luta Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Por: kamilahb • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 442 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE TOCANTINÓPOLIS
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
KAMILAH BORGES PIMENTEL
A Luta Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Tocantinópolis – TO
2016
Kamilah Borges Pimentel
A Luta Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Trabalho apresentado à disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena do primeiro período do Curso de Licenciatura em Educação Física para obtenção de nota parcial do 1º bimestre, sob orientação da professora Luciene Reis Silva.
Tocantinópolis – TO
2016
Relatório da palestra
No dia vinte e um de março do ano de dois mil e dezesseis, segunda-feira, recebemos no auditório da UFT campus de Tocantinópolis a presença do professor Dr. Fábio José Cardias Gomes, a convite de membros do NEAF, para ministrar a palestra cujo titulo foi: “A luta internacional pela eliminação da discriminação racial”. Nesta dada comemorou também o aniversário do NEAF (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros), do campus de Tocantinópolis.
Alguns massacres raciais foram lembrados neste encontro, tais como: massacre de Shaperville, genocídio armênio, holocausto negro no Congo, massacres na Síria, massacre de Santa Maria de Iquique, massacres indígenas, o massacre na guerra de canudos e o massacre do caldeirão do beato José de Lourenço.
A palestra teve o público das Ciências Sociais, Pedagogia, 1° período de Educação Física e alguns alunos do ensino médio do Centro Educacional Arco-Íris, de Porto Franco-Ma, convidados por um de seus professores que é membro do NEAF e estava presente no evento, o professor Wellisson Rafael.
O professor que ministrou a palestra expôs com sua oralidade e slides vários fatos de discriminação racial que aconteceram no passado e o que foi feito ate os dias de hoje para tentar eliminar a discriminação, ficando claro que infelizmente ainda há muito que fazer para que se alcance esse objetivo.
Vale ressaltar que vinte e um de março foi declarado pala Organização das Nações Unidas (ONU), como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em virtude do massacre ocorrido na África do Sul no bairro de Shaperville.
O evento veio reforçar o quanto é necessário que a luta pela eliminação da discriminação racial continue, pois lamentavelmente ainda vivemos em um cenário de muita discriminação.
Anexos
[pic 1]
[pic 2]
Massacre de Shaperville
[pic 3]
Genocídio Armênio
[pic 4]
Holocausto negro no Congo, Rei Leopoldo.
[pic 5]
Massacres na Síria
[pic 6]
Massacre de Santa Maria de Iquique
[pic 7][pic 8]
Massacres Indígenas
[pic 9]
Massacre na Guerra de Canudos
[pic 10][pic 11]
Massacre do Caldeirão
...