A PSICOLOGIA APLICADA Á SAÚDE
Por: ROSEFA • 26/5/2020 • Trabalho acadêmico • 792 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1]
PSICOLOGIA APLICADA Á SAÚDE
Portfólio 1 – Ciclo de Aprendizagem
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Psicologia aplicada á Saúde, ministrado pela professora mestre Camila Maria Fernandes.
ROSIANE CARVALHO FIGUEIREDO DE MORAIS
R.A 8093949
BELO HORIZONTE-MG
2020
Descrição da atividade:
Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.
Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?
DIABETES
A Diabetes ou Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica caracterizada pela elevação da glicose no sangue, ou seja, hiperglicemia, sua origem é múltipla e sua consequência é a falta de um hormônio chamado insulina ou a incapacidade de a insulina atuar adequadamente no organismo favorecendo o aumento do açúcar no sangue. Isso ocorre, porque o órgão pâncreas possui células betas que não conseguem produzir esse hormônio em quantidades suficientes. Da mesma forma, o hormônio pode não estar operando de maneira correta ocasionando em uma resistência à insulina. Como consequência, essas quantidades não são capazes de suprir a necessidade do organismo. A função principal da insulina é possibilitar a entrada de glicose para as células do organismo, para que atuem em diversas atividades celulares. A insulina também promove a redução da glicemia, permitindo que o açúcar presente no sangue possa adentrar nas células, sendo usados como fonte de energia. Portanto, concluímos que a falta de hormônio ou uma falha em sua ação, resulta em acúmulo de açúcar ou glicose no sangue, o que é conhecido por hiperglicemia e consequentemente diabetes.
QUESTÕES QUE DIFICULTAM A ADESÃO AO TRATAMENTO:
- tais como o acesso aos medicamentos, falta de medicamento gratuitos nas unidades de sáude.
- características da doença e do tratamento, necessidades de consultas médicas.
- relação profissional de saúde-paciente,
- idade avançada,
- depressão
- ansiedade,
- negação ou medo da doença e as crenças relativas à saúde .
- Alimentação
- Obesidade
O QUE VOCÊ FARIA COMO PROFISSIONAL ?
- Buscaria orientar o paciente/ cliente a controlar melhor a diabetes, em relação à atividade física, o exercício trará a motivação ao aluno para que ele mantenha o programa de atividade diária. É fundamental também que este programa inclua atividades aeróbicas e anaeróbicas para ser trabalhado tanto o sistema cardiorrespiratório como também a massa muscular, a força e a resistência, como por exemplo: exercícios de musculação deverão ser executados em séries de 10 a 15 repetições, tenha como objetivo o aumento gradativo da carga, da frequência e da duração, tendo como meta a melhora da massa magra, da resistência muscular e da força, além da diminuição de problemas cardiovasculares, e a caminhada. A importância da perda de peso saudável, o controle do diabetes além de melhorar a pressão arterial, melhorará o aumento da captação de glicose pelo músculo, reduzindo muitas vezes as doses de medicamentos e auxiliando na prevenção de problemas associados ao diabetes. Sempre respeitando a individualidade do aluno, ou seja, ficar atento a duração, frequência e intensidade que os exercícios são aplicados e faça de acordo com o perfil e ao condicionamento do aluno. Através dessas modificações acontecerá uma melhora no estilo de vida ao aluno, além dos resultados ao tratamento.
...