A PSICOLOGIA APLICADA Á SAÚDE
Por: Luana Mara • 3/6/2020 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
Luana Mara de Oliveira Facirolli
RA: 8031382
PORTFÓLIO
Educação Física Bacharelado
Psicologia Aplicada à Saúde
Professor: Keiko Maly Garcia D Avila Bacarji
Batatais
2020
Descrição da atividade:
Del Prette e Del Prette (2005) colocam que existem cinco componentes importantes que dizem respeito às emoções, são eles: acontecimentos precipitadores, avaliação, mudanças fisiológicas, tendência para a expressão, ação e regulação. Os autores apontam que as reações fisiológicas referentes ao estado emocional associadas as interpretações sobre o valor do evento e que desencadearam essas respostas fazem a mediação entre a expressão emocional e as ações, representando assim, a forma com que uma pessoa resolve um conflito interpessoal.
Diante do que você estudou sobre o enfrentamento, descreva uma situação em que uma pessoa conhecida sua ou não, conseguiu resolver o problema. Explique qual dos dois tipos de enfrentamento (emoção ou problema) foi usado.
Caso:
No dia 12 de abril de 2020, Igor estava voltando para casa, após mais um dia de trabalho, quando perdeu o controle da direção e capotou o carro, no qual o deixou sem os movimentos da cintura para baixo. Por conta dessa situação, ele ficou com vergonha de sair de casa por preconceitos e falta de estrutura que encontramos na nossa cidade.
Sintomas de estresse são frequentes em pessoas que passam por situações traumáticas.
Foi utilizado o tipo de enfrentamento focalizado na emoção, com estratégias comportamentais e cognitivas que administram as reações emocionais ao estresse. Através da reavaliação positiva, que solicita a reinterpretação da situação para modificar algo negativo em positivo.
Igor está enfrentando tudo da melhor maneira possível e aos poucos está voltando à ativa com sua nova vida adaptada.
Referências Bibliográficas:
Psicologia aplicada à saúde / Flávia Andressa Farnocchi Marucci – Batatais, SP : Claretiano, 2015. 122 p.
...